Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crítica - Drama

Mundo dos leilões é cenário de bom suspense

Giuseppe Tornatore filma com elegância uma história cheia de distúrbios psíquicos, voyeurismo e mistificações

ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Conhecido pelo academicismo e pelos contornos melodramáticos que imprime a seus filmes, o italiano Giuseppe Tornatore está de volta com uma obra um pouco diferente.

"O Melhor Lance" é um drama cheio de suspense ambientado no mundo dos leilões de arte e rodado em locações deslumbrantes, com trilha sonora de Ennio Morricone.

A figura central é Virgil Oldman (Geoffrey Rush), leiloeiro de antiguidades e obras de arte que desfruta de enorme prestígio por causa da habilidade para identificar, com um rápido olhar, uma pintura falsificada.

Avesso às relações sociais e às mulheres em especial, o cabotino e rabugento Oldman só está à vontade quando aprecia --sozinho e em uma sala secreta-- sua vasta coleção de retratos femininos que inclui obras dos pintores Tiziano, Goya, Rafael, Durer, Renoir e muitos outros mestres.

A vida desse personagem muda bruscamente quando a misteriosa Claire Ibbetson (Sylvia Hoeks) o contrata para avaliar a enorme coleção de arte que herdou dos pais. Ela sofre de agorafobia [medo doentio de estar sozinha em locais públicos] e se recusa a aparecer diante de Oldman.

Intangível como as mulheres retratadas em seus quadros, a jovem Claire desperta nele uma curiosidade obsessiva que se torna fascinação, lançando-o em uma aventura perigosa.

Tornatore filma com elegância essa história de distúrbios psíquicos, voyeurismo e mistificação --jogando o tempo todo com o visível e o invisível.

Quase tudo acontece na mansão de Claire, cujas salas secretas guardam vários segredos, assim como as engrenagens de uma engenhoca mecânica que Oldman encontra no porão. Nem tudo é completamente elucidado.

Apesar de várias reviravoltas --algumas engenhosas, outras inúteis, alongando um pouco o filme--, que vão dando pistas esparsas sobre o quebra-cabeças, o desfecho guarda uma boa dose de surpresa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página