Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Fernanda Torres transforma mesa com Daniel Alarcón em show

DA ENVIADA A PARATY (RJ)

Fernanda Torres abriu a mesa que dividiu com o peruano Daniel Alarcón dizendo que estava em "pânico cênico". O pavor da atriz, escritora e colunista da Folha durou dois minutos. Ela fez da mesa um show.

Após ler um trecho de seu romance "Fim" (Companhia das Letras), engatou uma série de perguntas para Alarcón, deixando o mediador, o jornalista mexicano Ángel Gurría-Quintana, calado. O público viu graça na situação e Fernanda brincou: "Do que vocês estão rindo?".

"Você começa a escrever sabendo o que vai acontecer com seus personagens?", perguntou ao colega. "Nunca. Eles me surpreendem e isso faz parte da beleza da escrita", disse Alarcón sobre o processo de sua obra, "À Noite Andamos em Círculos" (Alfaguara).

O autor, que mora nos EUA, contou que prefere escrever em inglês, apesar da sua temática ser latino-americana. "É bonito escrever sobre o Peru em inglês. Quando escrevo sobre os EUA, faço em espanhol. A separação linguística me dá certa liberdade."

"Já procurou um psiquiatra para falar sobre isso?", brincou a atriz. Em seguida, disse: "Para mim é parecido. Escrever em primeira pessoa do ponto de vista masculino me deu essa distância".

Fernanda afirmou que hoje, como romancista, sente-se num lugar mais nobre do que a "desgraça" de onde veio. "Eu sou a Fátima!", disse, sobre seu papel na sitcom "Tapas & Beijos", da Globo. "Há três dias estava gravando cena de striptease na boate La Conga! O ator não vale nada, o escritor vale muito."

Alarcón disse que tinha se perdido na conversa quando ela falou em striptease. Depois de explicar a trama do programa a ele em espanhol, ela disse que os dois deveriam fazer um strip mais tarde. "Ele entra com o Peru!", riu. "O show está marcado para esta mesma tenda, às 22h", disse Gurría-Quintana, entrando no clima da piada.

Ao fim, o mediador leu uma pergunta de Fernanda Montenegro para a filha, sobre Millôr, o homenageado deste ano. "Ele era o amigo mais inteligente dos meus pais. Era o homem mais livre e sagaz que já conheci. Ele e João Ubaldo", respondeu ela.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página