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Antes de turnê no Brasil, Osesp repete concerto de 60 anos
Nesta sexta e neste sábado, orquestra interpreta peças compostas por John Adams, Carlos Gomes e Tchaikóvski
Neste mês, Osesp segue por cinco capitais brasileiras, entre elas Rio e Belo Horizonte, com novo programa
Depois do concerto de gala em que comemorou na quinta (14) seus 60 anos, a Osesp (Sinfônica do Estado) repete nesta sexta e neste sábado o mesmo programa, na Sala São Paulo, regida por sua titular, Marin Alsop, e tendo como solista o saxofonista Timothy McAllister.
Ele fará o "Concerto para Saxofone", de John Adams, 67, que ele próprio estreou mundialmente no ano passado, em Sidney, na Austrália.
Completam o programa duas peças conhecidíssimas: a "Alvorada", da ópera "Lo Schiavo", de Antônio Carlos Gomes (1836-1896), e a "Sinfonia nº 5", de Piotr Tchaikóvski (1840-1893).
A apresentação de quinta seria transmitida pela internet e disponibilizada em www.concertodigital.osesp.art.br.
É o sétimo concerto desde a primeira retransmissão do gênero, em agosto de 2011.
As peças de Carlos Gomes e Tchaikóvski, interpretadas em São Paulo, também constam do repertório com que a Osesp fará, a partir de domingo (17) e começando por Salvador, uma turnê por cinco capitais brasileiras.
A orquestra também se apresentará no Rio (19), Belo Horizonte (21), Porto Alegre (22) e Curitiba (23).
Mas nessa turnê, em lugar de John Adams, a Osesp fará como obra concertante o "Concerto para Piano em Lá Menor", op. 16, do norueguês Edvard Grieg (1843-1907), com um dos intérpretes da recente safra russa de pianistas, Dmitri Mayboroda, nascido em 1993.
HUMOR NEGRO
Adams é um dos mais complexos e irreverentes compositores americanos ainda vivos. São dele óperas como "Nixon na China" (1989).
Numa demonstração de humor negro após um terremoto, ele compôs "I Was Looking to the Ceiling When I Saw the Sky" (1995) (Eu estava olhando para o teto quando enxerguei o céu).
A Osesp o interpretou pela primeira vez em 2004, regida por Roberto Minczuk.
Eles tocaram "On the Transmigration of Souls", comovente peça para orquestra sinfônica e caixas de som, escrita em homenagem às vítimas dos atentados do 11 de Setembro.
ALVORADA
"Lo Schiavo" não é a ópera mais conhecida de Carlos Gomes. Mas a "Alvorada" entrou para a história da música de concerto paulistana em razão dos primeiros compassos, com trompetes, que anunciam, na Sala São Paulo, que faltam 15 minutos, e depois apenas cinco minutos, para o concerto começar.
A ideia de não mais usar sinos ou campainhas para apressar o público a ocupar suas poltronas já era praticada havia décadas em Bayreuth, na Alemanha, durante o festival anualmente dedicado a Richard Wagner.
Mas foi importada e ganhou um toque brasileiro com John Neschling, diretor musical da Osesp depois de sua reestruturação, em 1997.