Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Editoras usam blogueiras para divulgar livros
DA EDITORIA DE TREINAMENTODe olho nos "sagamaníacos", as editoras têm mirado em blogueiros que se tornaram referência para o público jovem.
"Quando um blogueiro muito popular comenta ou resenha um livro, aguça a curiosidade dos leitores, divulga o título e aumenta a chance de que ele seja vendido", afirma Alessandra Ruiz, "publisher" da editora Gutenberg.
Camila da Silva, 18, recebe gratuitamente dez livros por mês, graças a parcerias com editoras.
"Nos livros, eu encontrei mundos que são mais meus do que o próprio mundo. Eles me fizeram quem eu sou hoje", diz.
Seu blog, o "Desejo Adolescente" (www.desejoadolescente.com), recebe cerca de 120 mil visualizações mensais. Em julho último, a jovem ganhou o Teen Web Awards, premiação para as meninas com menos de 21 anos mais influentes da internet.
Camila, que é de Ferraz de Vasconcelos (Grande São Paulo), conta com cinco colaboradoras para atualizar o blog, que aborda temas como literatura, comportamento, música, decoração e culinária.
Bruna Vieira, 20, também possui colaboradores no depoisdosquinze.com, blog que recebe cerca de 60 mil acessos diários e em que comenta moda, viagens e um de seus grandes interesses, a literatura.
Ela se mudou de Leopoldina (MG) para a capital paulista aos 17 anos, depois que se tornou uma "celebridade teen" --além de blogueira, ela publicou quatro livros. "A maioria do meu público tem entre 15 e 20 anos. [Esse tipo de livro] é um primeiro passo para o jovem criar amor pela literatura."