Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Livros resgatam imagens de mulheres da Corte

DE SÃO PAULO

Não é só no palco que a personagem de dona Maria 1ª vem sendo resgatada. Biografias foram lançadas na tentativa de iluminar os aspectos modernizantes de seu reinado (1777-1816).

No Brasil, sua figura tem sido reinterpretada. "O bicentenário da vinda da família real, em 2008, inaugurou um novo interesse pelos personagens. Até então, eles estavam marcados pelos estereótipos criados por uma velha historiografia", diz a historiadora Mary Del Priore.

Entre as mulheres já resgatadas está a imperatriz Leopoldina. Antes tida apenas como uma sofredora, teve a reputação elevada à de estrategista política e amante da ciência, como se pode conferir nas cartas reunidas em "Cartas de uma Imperatriz" (Estação Liberdade).

Outra que escapou da caricatura foi Carlota Joaquina, mulher de dom João 6º.

O livro "Carlota Joaquina na Corte do Brasil" (Civilização Brasileira), de Francisca Nogueira de Azevedo, mostrou-a ativamente interessada em socorrer a Espanha do domínio napoleônico.

"Há ainda muito a ser contado sobre a irmã mais velha de dom Pedro 2º, dona Francisca, de trajetória novelesca, e sobre a princesa Leopoldina, morta jovem e de forma trágica, mas que causou furor na corte e alimentou rivalidade com a irmã mais carola, dona Isabel", completa Del Priore.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página