Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Clima de Oscar agita Festival de Toronto

Evento é uma primeira prévia do prêmio da Academia, lançando filmes que costumam figurar entre os indicados

Um dos destaques é 'Wild', adaptação de um best-seller que conta história de superação, com Reese Witherspoon

RODRIGO SALEM COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM TORONTO (CANADÁ)

Antes considerado um evento sem muita importância artística, o Festival de Cinema de Toronto chega à edição deste ano, que começa nesta quinta (4), como o principal porto de lançamentos de filmes para o Oscar.

Nesta década, três dos quatro vencedores de melhor filme do prêmio da Academia saíram do festival, que não possui uma competição tradicional (o público elege os preferidos).

Em 2014, a sensação é a mesma. Apesar de nomes fortes terem passado por Berlim ("Boyhood"), Cannes ("Foxcatcher") e Veneza ("Birdman"), o festival canadense traz um currículo impressionante. A começar por "Nightcrawler", tido como o "Taxi Driver' de Jake Gyllenhaal": o ator perdeu 13 quilos para viver um jornalista que percorre Los Angeles caçando crimes e tragédias sangrentas com sua câmera.

O festival abre com "O Juiz", que coloca Robert Downey Jr. e Robert Duvall frente a frente em um drama legal, mas perdeu um pouco do vapor com exibições prévias para a imprensa.

Quem chega com cara de Oscar é "Wild", adaptação do best-seller "Livre", de Cheryl Strayed. O roteiro é assinado por Nick Hornby, a direção ficou com o canadense Jean-Marc Vallée ("Clube de Compras Dallas") e Reese Witherspoon protagoniza uma história de superação verídica --algo que os membros da Academia amam.

A diretora Lone Scherfig ("Educação") apresenta "The Riot Club", sobre um grupo secreto de estudantes na Universidade de Oxford.

Já Olivier Nakache e Éric Toledano tentam repetir o fenômeno de "Intocáveis" (2011), maior sucesso do cinema francês, com "Samba".

O apresentador Jon Stewart estreia como diretor em "Rosewater" sobre um jornalista (Gael García Bernal) preso no Irã ao cobrir as eleições locais.

No campo das biografias, três fortes candidatos: "The Theory of Everything", romance sobre a juventude do cientista Stephen Hawking; "The Imitation Game", drama sobre Alan Turing, inglês que decifrou um código nazista na Segunda Guerra; e "Love & Mercy", com John Cusack e Paul Dano interpretando Brian Wilson, líder do Beach Boys.

No sábado, Bill Murray será o homenageado com a exibição de três filmes clássicos e a estreia mundial de "St. Vincent".

Entre os documentários, destaque para "The Look of Silence", continuação de "O Ato de Matar" (2012), de Joshua Oppenheimer, mostrando os massacres durante a ditadura na Indonésia sob o ponto de vista das vítimas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página