Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Capital da moda mundial, NY dá largada à temporada de desfiles

Mais pop das semanas fashion, reunirá 'it girls' e 'neohipsters'

PEDRO DINIZ COLUNISTA DA FOLHA

Prepare-se para a torrente de "selfies". Começa nesta quinta (4) o ápice da autopromoção, da pose, da ostentação e do ufanismo fashionista do hemisfério norte: a semana de moda de Nova York.

Eleita em fevereiro a capital da moda mundial pelo site Global Fashion Monitor, referência para a indústria por monitorar as mudanças nos maiores polos de consumo do mundo, a cidade abrigará os primeiros desfiles da temporada internacional de verão 2015.

Desfilarão ali grifes famosas entre as "it girls" e os "bon vivants" do lado a leste do Central Park e entre os "neohipsters" da boêmia Williamsburg. Todos os personagens clichês que inspiraram séries como "Gossip Girl" e "Sex and the City" irão se aglomerar ali, no prédio do Lincoln Center, onde ocorrem os desfiles, até o próximo dia 11.

Ralph Lauren, Tommy Hilfiger e Lacoste, marcas campeãs de vendas de camisetas polo no Brasil, irão apresentar suas apostas para as mulheres. Michael Kors, grife desejada pelas executivas de Wall Street, também.

Mais pop das "fashion weeks" --a programação inclui shows, exposições e festinhas em lajes vip--, a semana de moda de NY é a que mais se assemelha à de São Paulo.

Nada de lançar conceitos ou quebrar padrões de estilo como propõem Paris e Milão. Na passarela nova-iorquina, a ordem é mostrar o que o consumidor desejará na vitrine.

As previsões dos gurus das tendências apontam para a continuidade da influência esportiva --shorts, tênis e blusas típicas dos atletas deverão ganhar novas roupagens-- e uma mistura de referências do período entre as décadas de 1940 e 1970.

"Haverá também um retorno da androginia, só que com mais contornos femininos. Os 1960 serão uma influência [nesse novo direcionamento]", afirma a diretora de passarela do portal de tendências inglês WGSN, Lizzy Bowring.

Ela acrescenta: "As cores pastéis, mais doces, ajudarão a dar esse toque feminino, ao passo que também teremos o novo P&B, que trará tons de cinza misturados ao preto e ao branco".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página