Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Série cômica é 1ª produção original de canal de reprises

'Meu Amigo Encosto', que brinca com entidade espírita, estreia hoje no Viva

Inspirada em modelo de criação americano, atração é resultado de um programa de roteiristas da Globosat

DE SÃO PAULO

Primeira série a sair do Programa Globosat de Roteiristas de 2013, a comédia "Meu Amigo Encosto" estreia nesta quarta (24), às 21h, no Viva. Será, também, a primeira produção original do canal, conhecido por exibir reprises.

"Meu Amigo Encosto" foi produzida nos moldes americanos, a partir de um laboratório de roteiro. Durante cinco meses, os roteiristas Thiago Luciano, idealizador da série, Tony Goes (colunista do "F5") e Fausto Noro trabalharam diariamente no roteiro, com um trabalho supervisionado.

A ideia da Globosat era driblar a falta de bons roteiros no mercado, que segundo Mara Lobão, diretora executiva da Panorâmica (parceira da Globosat no programa), é resultado de fatores como a falta de tempo e condições para aperfeiçoar o texto.

"A indústria independente no Brasil é muito recente mesmo, então os mais experientes foram treinados fazendo novela", diz Lobão.

Mas se o projeto permite criações com conteúdo e jeito brasileiro, as produções ainda seguem atreladas ao modelo americano.

Thiago Luciano conta que "Meu Amigo Encosto" traz um pouco de influências de "Wilfred", série em que um homem conversa com seu cachorro, da animação "American Dad" e da sitcom "30 Rock".

Para o roteirista, o traço forte da identidade brasileira está na ideia de encosto, próprio da cultura do país.

"Meu amigo estava tomando vinho numa festa e um garçom, atrás dele, o servia toda hora. Poxa, ele parecia um encosto! Daí veio o insight", diz Luciano.

Na trama, Ivan (George Sauma) é o dono de uma loja de fantasias que vive uma maré de azar na vida afetiva, profissional e financeira. Quando vai a um "encostologista", descobre que tem um encosto em sua vida, Janjão (Danilo de Moura).

A entidade espiritual, que só Ivan vê, o coloca em confusões, mas também se torna um companheiro com quem divide as paixões por uísque e chocolate.

"O Janjão tem muito a ver comigo, é despojado e tem um bordão que falo o tempo todo, o tamo junto'", diz Moura. Este é o primeiro trabalho na TV do artista, conhecido por protagonizar nos palcos "Tim Maia - Vale Tudo, o Musical".

O tom do humor, porém, segue o padrão da TV aberta. "É escrachado", diz o diretor Paulo Fontenelle. "Acho que vai agradar ao público do Viva, acostumado a essa linguagem, mas com a pegada do sobrenatural também."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página