Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Peça apresenta Madame Bovary como cantora punk

'Madame B' se vale de romance do francês para criticar consumismo atual

Montagem, que estreia neste sábado, mostra heroína como uma jovem autodestrutiva e transgressora

GABRIELA MELLÃO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Madame Bovary sou eu", declarou o escritor Gustave Flaubert (1821-1880) em resposta às polêmicas envolvendo seu mais célebre romance. Em busca de um diálogo crítico com a sociedade de seu tempo, a atriz Mariana Senne apropria-se da ideia.

A protagonista de "Madame B - Fita Demo", peça que estreia neste sábado, é inspirada na heroína que intitula o livro do escritor francês.

Em cena, a madame ressurge atualizada, com posições mais radicais e com uma linguagem paródica. "Esta é uma leitura 'lado B' de Madame Bovary", define Senne, protagonista do espetáculo dirigido por Cibele Forjaz.

Como a original, a personagem dribla o tédio do casamento. Compra bens de consumo pela internet, os quais são entregues por um homem (Ieltxu Martinez Ortueta) com quem alimenta fantasias.

A peça acrescenta uma nova camada ao romance ao apresentá-lo através de uma cantora punk. Esta grava uma fita demo baseada em "Madame Bovary", mesclando cenas com números musicais.

Bovary e a cantora são transgressoras. Fazem, entretanto, uso destrutivo de suas potências. "Emma é uma máquina desejante, que poderia ser usada para mobilização coletiva, mas é usada para o consumo", explica a atriz.

A falência de Madame B surge como metáfora para a derrocada da sociedade atual. "O bovarismo faz parte da sociedade de consumo, que vive uma espécie de fantasia acreditando que a posse pode significar felicidade", acredita Forjaz.

O movimento punk se anuncia em cena como uma espécie de manifesto anti-bovarismo. "O punk é um grito contra este mundo absolutamente pragmático e normatizado em que vivemos", anuncia Senne.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página