Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coletânea lembra início de Chaplin nos cinemas

Seleção de curtas de 1914 compõe primeira série de comédias de Carlitos

Título é nono volume de coleção que traz a obra completa de um dos artistas mais aclamados do mundo

DE SÃO PAULO

Em pequenas tramas, Charles Chaplin revelou sua multiplicidade, emocionando a plateia a partir de qualquer trapalhada que criasse.

Em 1914, o artista fez sua estreia como ator de cinema. Com apenas 25 anos, o britânico dava os primeiros passos para se tornar um grande nome do meio.

"Foi ao filmar 'Carlitos Porteiro' que senti o primeiro desejo de acrescentar às minhas películas outra dimensão, mais profunda que a comédia", disse ele certa vez.

Além de 'Carlitos Porteiro', a coletânea de curtas "Na Farra" reúne filmes da fase inicial do artista. A seleção é o nono volume da Coleção Folha Charles Chaplin e chega às bancas no domingo, 11/11.

As obras marcam a chegada de Chaplin ao estúdio Keystone. Lá, conseguiu concretizar suas ideias sem trair os padrões da empresa, o que contribuiu para fazer filmes de grande bilheteria. O público corria para ver suas aventuras no cinema. A aclamação o credenciou para, mais adiante, ter o aval da Keystone para dirigir suas próprias histórias.

Os curtas reunidos neste volume apresentam Carlitos em diversas situações.

Em "Na Farra", o personagem cai na bebedeira com o americano Roscoe Arbuckle (1887-1933). Já "Carlitos na Contrarregra" mostra sua faceta menos gentil e ingênua.

Em "Carlitos e as Salsichas", o vagabundo vai a uma corrida de carros. Ali, é perseguido por valentões.

A coletânea reúne ainda "Carlitos Coquete", "Carlitos e Mabel Se Casam", "Carlitos Dentista", "Carlitos Rival no Amor", "Divertimento", "Dois Heróis", "A Maleta Fatal", "Nova Colocação de Carlitos" e "Pintor Apaixonado".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página