Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Portela homenageará músico na Sapucaí

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Como reza a tradição do mundo das escolas de samba, sempre antes de uma agremiação iniciar o seu desfile na avenida, canta-se uma outra composição para "esquentar" a apresentação.

O ano era 1970 e Seu Natal, figura tradicional da Portela, pediu que Paulinho da Viola cantasse o seu samba mais recente, "Foi um Rio que Passou em Minha Vida".

Mesmo com um sistema de som precário, toda a arquibancada começou a cantar.

Coincidência ou não, aquele foi o último ano em que a Portela conquistou um Carnaval sem dividir o título com outra escola. O enredo campeão era "Lendas e Mistérios da Amazônia".

Resgatando a ligação de Paulinho com a agremiação, em 2013 a Portela vai homenagear os 90 anos de sua fundação, os 70 do compositor e os 400 de Madureira, berço do estandarte azul e branco.

O enredo "Madureira... Onde Meu Coração se Deixou Levar", cujo título faz menção a versos do samba mais famoso de Paulinho, "Foi um Rio que Passou em Minha Vida", foi composto como se o autor contasse a sua relação com a escola e com o bairro do subúrbio do Rio.

"Paulinho, Clara [Nunes], Seu Natal e Monarco são todos mitos da Portela. O enredo foi construído em cima da emoção dele e do que ele representa para a escola", diz Paulo Menezes, carnavalesco da agremiação.

Menezes explica que não haverá fantasias nem alegorias que façam referências específicas a Paulinho da Viola, mas ressalta a importância da presença do compositor no desfile.

"Será uma honra ver o Príncipe do Samba ao vivo", completa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página