Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crítica ação

Amizade é o melhor de drama policial que exagera no uso de pontos de vista

ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

David Ayer é um grande conhecedor do universo policial, como demonstrou como roteirista em "Dia de Treinamento" (2001) e diretor em "Os Reis da Rua" (2008).

Em "Marcados para Morrer", Ayer conta a história de Mike Zavala (Michael Peña) e Brian Taylor (Jake Gyllenhaal), dois policiais que combatem o crime nas ruas mais violentas de Los Angeles.

O filme celebra a amizade e a lealdade de ambos, a convicção com que realizam seu trabalho e também aspectos de suas vidas pessoais, construindo personagens espontâneos e simpáticos.

A história avança mostrando os detalhes do cotidiano da dupla em que cada caso funciona como um esquete.

Para dar mais veracidade, Ayer recorre à técnica do falso documentário, incorporando imagens das operações policiais captadas pelo próprio Taylor, além de cenas gravadas por câmeras de vigilância e por câmeras instaladas pela polícia nas viaturas.

Estas imagens cruas têm o ponto de vista dos policiais e têm o mérito de colocar o espectador no meio da ação.

Mas Ayer abusa do procedimento ao também dotar os criminosos de câmeras. Esta multiplicação de pontos de vista perturba o espectador, ampliando inutilmente a dramaticidade de certas cenas.

O resultado de toda essa agitação é um mero efeito estético, um realismo capenga, mas pouco verossímil. É um tiro que sai pela culatra.

A falta de verossimilhança também surge na situação que leva à cena final, quando os policiais ultrapassam a sua jurisdição, se metem a investigar um bando de traficantes e acabam tendo problemas.

O melhor do filme é mesmo a relação entre os dois policiais, a cumplicidade que os une, o respeito que têm por suas diferenças culturais.

Bem dosado, o humor é fundamental para estabelecer a química entre ambos.

MARCADOS PARA MORRER
DIRETOR David Ayer
PRODUÇÃO EUA, 2012
ONDE Kinoplex Vila Olímpia, Villa-Lobos Cinemark e circuito
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO regular


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página