Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Luzes da Ribalta' é o filme deste domingo

Longa é o último do ator britânico nos EUA

DE SÃO PAULO

Chaplin estava próximo de completar 60 anos quando começou a trabalhar no roteiro de "Luzes da Ribalta" (1952), sua última produção feita nos Estados Unidos.

O filme conta a história de um amor impossível entre um comediante que não consegue mais fazer o público rir e uma bailarina paralisada pelo medo de dançar.

O longa é o décimo volume da Coleção Folha Charles Chaplin e chega às bancas neste domingo, 18/11.

Nele, Chaplin revisita suas origens artísticas e presta uma homenagem aos humoristas dos velhos tempos, contracenando com seu concorrente Buster Keaton (1895-1966).

Em 1952, Chaplin volta à Inglaterra para o lançamento de "Luzes da Ribalta". É a segunda vez que retorna a seu país natal desde 1912, quando fora viver nos Estados Unidos.

"Luzes da Ribalta" não era um filme político, mas títulos anteriores feitos pelo britânico, mais críticos ao capitalismo, levaram organizações anticomunistas a pedir que as distribuidoras e o público "livrassem do mundo a figura de Charles Chaplin".

Após ser acusado de "ações antiamericanas", Chaplin descobriu que precisava de autorização para retornar aos Estados Unidos, onde vivera por quatro décadas. Chaplin nunca mais atuou em solo norte-americano. Com a estreia de "Luzes da Ribalta" na Europa, ele decidiu se estabelecer na Suíça.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página