Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Rubalcaba e outras feras do jazz tocam em mostra

Radicado nos EUA, pianista mistura jazz moderno e ritmos afro-cubanos

Festival da Emesp, que teve apresentação do pianista César Camargo Mariano, fica em cartaz até 12 de dezembro

CARLOS CALADO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O formato, com concertos em diversos teatros e auditórios da cidade, lembra o dos festivais de jazz de Nova York e Montreal. E o elenco, que destaca jazzistas do primeiro time, como o pianista Gonzalo Rubalcaba e a arranjadora Maria Schneider, é de fazer inveja a eventos do gênero.

Depois dos shows do pianista César Camargo Mariano e da cantora Yusa, a 3ª Mostra Tom Jobim Emesp (Escola de Música do Estado de São Paulo) prossegue com o cubano Gonzalo Rubalcaba, hoje, no Teatro Alfa.

Com improvisos inventivos e seu toque sutil, esse pianista radicado nos EUA já lançou mais de vinte discos. Em suas composições, influências do jazz moderno convivem com a diversidade rítmica da tradição afro-cubana.

A mostra se estende até dezembro, com destaque para as apresentações da orquestra regida por Maria Schneider, formada por alguns dos melhores instrumentistas de São Paulo, como o saxofonista Vinícius Dorin e o acordeonista Toninho Ferragutti, no Sesc Pinheiros (em 7 e 8/12). Compositora criativa, ela promete exibir material inédito.

Outra atração de peso é o duo da vocalista Maria João com o pianista Mário Laginha, ambos portugueses, que fecham a mostra no Museu da Casa Brasileira (em 12/12).

Essa parceria, iniciada em 1994, já rendeu diversas gravações. A cumplicidade e a abertura para correr riscos são marcas dessa dupla.

Falando à Folha de Nova York, Paulo Braga, pianista e curador da mostra da Emesp, chama atenção para uma parceria estabelecida com a conceituada Juilliard School.

Além de dar aulas para os alunos de jazz da escola, ele e seu quarteto vão gravar um CD e tocar no festival Vozes da América Latina, do Carnegie Hall (em 20/12).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página