Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crítica Documentário

Filme investiga trabalho de UPPs no Rio de Janeiro

THALES DE MENEZES EDITOR-ASSISTENTE DA ILUSTRADA

Os quatro diretores de "5x Favela - Agora por Nós Mesmos" se reuniram novamente para um filhote do mesmo projeto.

No anterior, fizeram o primeiro filme brasileiro dirigido, escrito e interpretado por moradores de favelas.

Agora, "5x Pacificação" ousa mais, com um filme inteiro dedicado a contar a história das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora).

O resultado é um olhar bem diferente do que se viu nos noticiários sobre essa ação no Rio.

A formatação do filme é didática. São quatro partes distintas, cada uma a cargo de um diretor, e um quinto trecho, sobre a ocupação do Complexo do Alemão e da Rocinha.

Isso ocorreu quando o filme era finalizado e sua importância no processo das UPPs gerou esse "bônus".

"Morro", dirigido por Cadu Barcellos, mostra a vida dos moradores de comunidades que já têm UPPs em comparação com aquelas que ainda não receberam a intervenção. Tem os relatos mais bacanas do documentário.

Uma mulher conta que surpreendeu a neta comendo Nescau que vazava de um buraco na lata do achocolatado. Era um furo causado por uma bala perdida.

"Polícia", de Rodrigo Felha, foca o lado dos policiais, desde a preparação para conviver com moradores até o dia a dia pós-ocupação. Declarações frias das autoridades de segurança contrastam com depoimentos empolgados de soldados que acreditam nas transformações.

"Bandidos", de Luciano Vidigal, traz entrevistas com ex-traficantes. É o episódio menos interessante, com depoimentos repetitivos.

"Asfalto", de Wagner Novaes, discute como os vizinhos das comunidades pacificadas julgam a implantação das UPPs. E "Complexo", o quinto episódio, se aproxima da linguagem televisiva.

Talvez o filme ficasse melhor sem algumas cenas. As discussões entre os jovens diretores e os produtores Cacá Diegues e Renata de Almeida Magalhães parecem sobrar.

Mas "5x Pacificação" é o tipo de documentário que se impõe ao debater um processo que está mudando o Rio de Janeiro. Talvez o Brasil.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página