Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Livro de luxo da editora alemã Gestalten revê obra de brasileiro

DE SÃO PAULO

O artista plástico paulistano Stephan Doitschnoff, 35, lança, no próximo dia 6, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, seu segundo livro que sai pela prestigiosa editora alemã Gestalten.

A edição de luxo reúne imagens de obras, instalações e performances realizadas nos últimos 11 anos.

"Cras", título do livro, remete à mitologia em torno de santo Expedito, que, ao decidir converter-se ao cristianismo, teria sido tentado por um corvo, que gritava "cras" (amanhã, em latim), no intuito de fazê-lo adiar sua conversão. O corvo teria sido esmagado por santo Expedito, que proclamou "hodie" (hoje, em latim), reiterando a nova fé.

"É uma história que relaciono com a urgência dos nossos tempos, em que questões ambientais, civilizatórias e de consciência estão atrasadas em relação aos desenvolvimentos tecnológicos e materiais", explica ele.

De intenso caráter semiótico, a obra de Doitschnoff atribui novos significados a símbolos religiosos e cria diálogos entre representações litúrgicas do passado e sistemas de poder que operam no mundo contemporâneo, como o marketing e a política.

Antes do lançamento do livro, no próprio dia 6, às 17h, no MAM, o artista e o chef Alex Atala farão uma oficina gratuita sobre alimentos ritualísticos. No dia 8, às 15h30, Doitschnoff dará uma palestra também no MAM.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página