Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Séries temáticas marcarão o próximo ano

DO CRÍTICO DA FOLHA

Seguindo um molde comum a exposições de arte e festivais de cinema, as séries de concertos tendem cada vez mais a definir recortes temáticos. Isso pode ser percebido ao olhar as programações já anunciadas para o próximo ano.

A temporada 2013 da Osesp -a segunda inteiramente concebida após Arthur Nestrovski assumir a direção artística- carrega o título "Sagrações da Primavera".

O mote é a celebração do centenário da estreia de "A Sagração da Primavera", de Stravinsky (1882-1971), obra que será regida por Marin Alsop no final do ano.

Tudo contorna esse tema, desde as ilustrações da "Revista Osesp" -pinçadas do acervo da Pinacoteca- até as encomendas de novas obras.

PROGRAMAÇÃO

Destacam-se a cantora e regente francesa Nathalie Stutzmann como artista em residência, o início de um ciclo completo de sinfonias de Sibelius (1865-1957) e a ousada "Sinfonia" de Luciano Berio (1925-2003), com participação do grupo vocal Swingle Singers.

Nesse sentido, a temporada do Mozarteum reforça a tendência ao apresentar as nove sinfonias de Beethoven durante quatro dias em agosto, com a Filarmônica de Câmara Alemã de Bremen dirigida por Paavo Järvi.

O momento orquestral mais aguardado, porém, vem da Cultura Artística, que trará em junho a Orquestra do Concertgebouw de Amsterdã com o seu regente titular, Mariss Jansons.

Infelizmente, nada se sabe da programação do Theatro Municipal, e essa instabilidade institucional é incompatível com o momento atual das artes: os gestores deveriam já estar com os olhos em 2014 e 15.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página