Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cinema

Projeto recria trilhas sonoras para cenas famosas do cinema

Vídeos de "Off the Tracks" trazem oito composições de músicos brasileiros para trechos de filmes consagrados

Escolhas das bandas vão desde "2001: Uma Odisseia no Espaço", de Stanley Kubrick, a "Tartarugas Ninja 2"

MIGUEL MARTINS COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O diretor americano Quentin Tarantino disse uma vez que, antes do surgimento de fitas e DVDs, a trilha sonora era "a forma como um filme era lembrado".

Oito músicos brasileiros -e o nova-iorquino Hip Hatchet- resolveram bagunçar um pouco essa memória cinematográfica: cada um deles criou uma trilha inédita para uma cena de um filme consagrado.

O resultado é o projeto Off the Tracks (algo como "fora das trilhas"), organizado pelos blogs Rock 'n' Beats e Ovo de Fantasma.

A idealizadora, Ana Clara Matta, convidou músicos para seguirem o exemplo da banda francesa Air, que criou em 2011 uma trilha nova para a versão restaurada de "Viagem à Lua" (1902), do francês Georges Méliès.

"Tive a ideia no ano passado, mas não acreditava que alguma banda toparia sem incentivo financeiro", disse Ana Clara Matta. "Até hoje não acredito que tantos nomes legais embarcaram."

Os nomes vão desde o capixaba Silva até os sergipanos do The Baggios, e as escolhas dos filmes passam pelos mais variados gêneros.

A banda mineira Constantina, por exemplo, fez uma colagem de sons eletrônicos para "O Eclipse do Sol em Plena Lua", também de Georges Méliès, feito há 106 anos.

"A ideia foi juntar linguagens de tempos totalmente diferentes", afirma o baterista da banda, Daniel Nunes.

Já o DJ carioca Leo Justi investiu em um filme mais recente: "As Tartarugas Ninja 2", de 1991. A cena em que as quatro tartarugas enfrentam monstros durante uma apresentação do rapper Vanilla Ice ganhou contornos de baile funk com a trilha nova.

"Pensei em filmes de bangue-bangue, 'Cidade de Deus', mas escolhi 'Tartarugas Ninja 2', de que eu era fã desde criança", conta Justi.

A banda goiana Cambriana escolheu "2001: Uma Odisseia no Espaço" (1968), de Stanley Kubrick, e reinterpretou a cena do encontro dos astronautas com o enigmático monólito.

"O Kubrick usou [o compositor György] Ligeti no filme para sugerir espanto e apreensão [dos astronautas], enquanto nossa versão é mais melancólica", afirma o vocalista da banda, Luis Calil.

"2001", curiosamente, quase teve uma trilha sonora original. Kubrick, porém, abandonou a composição de Alex North feita especialmente para o filme e usou temas clássicos como "Assim Falou Zaratustra", de Richard Strauss.

"Não ouvi a trilha do North ainda, mas imagino que o Kubrick tenha tomado a decisão certa. Tenho certeza de que ele teria rejeitado a nossa", brinca Calil.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página