Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Como "Jimmy, the Brazilian", cantor fez michê e bicos

DO ENVIADO A TARRYTOWN (EUA)

Em Tarrytown, cidadezinha de 11 mil habitantes, 40 km ao norte de Nova York, Tim Maia fez um pouco de tudo -inclusive bicos como garoto de programa para as senhoras do povoado.

Ele se fixou ilegalmente nos EUA em 1959, aos 17 anos, se estabelecendo em Tarrytown, onde tinha o contato de uma família amiga do Brasil.

Lá, também entregou pizza, trabalhou de zelador, em asilo e fez uma imersão na música e cultura americanas (à época, era efervescente a cena musical de Tarrytown).

Na cidade do condado de Westchester, o jovem Tim compôs "New Love", música que regravou em 1973, já famoso, e teve a primeira das cinco passagens pela polícia americana.

Quem relembra e conta as histórias é o músico americano Roger Bruno, 66, coautor de "New Love" e parceiro da The Ideals, banda da qual Tim Maia fez parte nos EUA.

A temporada americana de Tim terminou em 1964, após passar seis meses preso na Flórida (por ser flagrado fumando maconha com três homens num carro roubado) e ser deportado para o Brasil.

A reportagem da Folha encontrou Bruno e a mulher, Ellen, de passagem por Tarrytown. Hoje vivendo em Springfield, Massachusetts, o casal -que compõe trilhas para cinema- viajava para uma apresentação no sul dos EUA.

"Acima de tudo, ele era muito focado na música, levava tudo muito a sério", conta Roger Bruno, que perdeu contato com o brasileiro depois de sua prisão. À época, Tim chamou o amigo, pedindo dinheiro para a fiança, mas Bruno não pôde ajudar.

Os amigos americanos recordam Tim como "Jimmy, the Brazilian". Roger Bruno conta que só em 2007, por meio do jornalista Allen Thayer, descobriu que o ex-colega, anos mais tarde, havia se transformado em Tim Maia, um dos grandes nomes da música brasileira.

Ele também se disse surpreso com a ausência de seu nome nos créditos de "New Love" quando o brasileiro a regravou.

A biografia "Vale Tudo: O Som e a Fúria de Tim Maia", do jornalista Nelson Motta, conta que, em 1997, um ano antes de morrer, Tim esteve em Tarrytown à procura do ex-colega, mas foi informado de que ele estava morto.

Roger Bruno mostrou à Folha a gravação de "New Love" pelos Ideals, em 1963, em um estúdio em Nova York.

Tim faz backing vocal, Bruno, a voz principal e, na bateria, está o brasileiro Milton Banana, que, à época, estava nos EUA em turnê com a turma da bossa nova e foi chamado para a gravação.

O americano conta que não quer divulgar a gravação agora, mas deu a entender que um dia vai liberá-la.

Depois de conhecer a extensa obra de Tim Maia, Roger Bruno conta ter se impressionado com a carreira do ex-colega Jimmy. "O impressionante é que o timbre da voz dele permaneceu praticamente o mesmo após tantos anos e muitos excessos".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página