Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrissima

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Diário de Nova York

o mapa da cultura

Especulação acadêmica

Duas universidades e o mercado imobiliário

RAUL JUSTE LORES

Quarteirões inteiros do Village e do West Harlem serão transformados na próxima década se saírem do papel as ambiciosas ampliações das duas principais universidades de Nova York.

Para comemorar seus 200 anos, a Universidade de Nova York (NYU) conseguiu a aprovação da prefeitura para a construção de mais de 260 mil m2 em diversas construções ao redor de seu campus urbano, no Village nova-iorquino.

No projeto NYU 2031, estão previstos novos laboratórios, edifícios de dormitórios para os estudantes e muito espaço comercial -de um novo hotel a restaurantes e lojas. A NYU já é chamada de "imobiliária do Village" (veja outros detalhes em nyu.edu/nyu2031).

Dos 6.000 professores da universidade, 40% vivem na região em apartamentos subsidiados (alguns em prédios desenhados pelo arquiteto I. M. Pei, autor da pirâmide do Louvre). Eles estão entre os maiores opositores da expansão e votarão uma moção de repúdio ao reitor neste mês -que pode forçar sua renúncia.

No outro lado de Manhattan, ao norte da ilha, a Universidade Columbia também está em um processo de expansão em um terreno de 70 mil m2 de área no West Harlem. As duas ampliações são orçadas em US$ 6 bilhões cada uma.

Para o prefeito Michael Bloomberg, a cidade formará mais engenheiros e especialistas em computação e poderá continuar a atrair estudantes de todo o mundo; para moradores, as universidades viraram agentes da especulação imobiliária e precisam ser freadas.

TERMÔMETRO URBANO

Alheio à polêmica no redor, o laboratório de cidades inteligentes da NYU acaba de inaugurar sede e pretende estudar a ciência das cidades -o nome oficial é Centro de Ciência Urbana e Progresso.

Usando sensores, radares e softwares desenvolvidos por empresas parceiras, como IBM, Cisco e Xerox, o centro vai estudar e medir o consumo de energia e água, a produção de lixo e até mensurar o barulho em cruzamentos na cidade.

Os dados servirão para políticas públicas que visem a economia e o fim do desperdício. A ambição é repetir o sucesso do programa CompStat, que desde meados da década de 90, compila todas as ocorrências policiais na cidade -tipo de crime, horário, protagonistas, local. Com os dados, foi possível otimizar a patrulha da cidade e concentrar o foco em padrões repetidos de infração.

PASTA E BYTES

Até os anos 90, por causa da criminalidade, o parque da praça Madison era um lugar do qual guardar distância depois das 18h.

Hoje, ao seu redor, surgiu um Vale do Silício em miniatura. Sedes de sites populares como Tumblr e Mashable ficam na vizinhança, e dois hotéis-design, Ace e Nomad, reúnem dezenas de jovens com seus laptops (o wi-fi é gratuito, e os hotéis lucram pela popularidade de seus bares).

Há instalações de arte temporárias na praça, que abriga quiosques de comida rápida, um dos segredos locais que deixam calçadas vivas até tarde da noite.

Duas atrações chamam os turistas para a área: o Museu da Matemática, para crianças, aberto em dezembro, e um paraíso dos gourmets, o Eataly, complexo de restaurantes e mercado de produtos importados da Itália, aberto há dois anos.

A CIA ISRAELENSE

Vizinho ao Lincoln Center, o único cinema de Nova York a exibir o documentário "The Gatekeepers", de Dror Moreh, se tornou ponto de encontro da numerosa comunidade judaica.

Com entrevistas exclusivas dos últimos seis dirigentes da Shin Bet -a agência de inteligência de Israel-, o documentário mostra um bastidor único e quase asfixiante de 30 anos de espionagem (assista a trailer do documentário em bit.ly/thegatekeepersfilm).

Fora do cargo, eles criticam o oportunismo dos políticos, falam francamente sobre a dúvida moral que envolve atingir um alvo sabendo que vidas inocentes serão destruídas e fazem afirmações como "o terrorista de um lado é o guerreiro da liberdade no outro".

O filme foi derrotado no Oscar de melhor documentário, mas quem se importa? Em tempos que incensam filmes como "Argo" e "A Hora Mais Escura", é difícil imaginar que algo similar fosse feito sobre a CIA.

Sinal de marketing esperto: um dos trailers projetados antes das exibições de "The Gatekeepers" é o do documentário "Hava Nagila - The Movie", de Roberta Grossman, sobre a música onipresente em festas judaicas. A peça de divulgação do filme pode ser vista em bit.ly/havanagila.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página