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Imóveis viram tema de 'reality shows'
Programas buscam oferecer prestação de serviço exibindo histórias de quem quer comprar ou decorar a casa
Decoração amplia espaço na TV paga, que traz desde grandes transformações a dicas práticas para renovar
Sem desprezar o caráter de entretenimento da televisão, o telespectador quer serviço. É o que concluiu uma pesquisa feita pelo canal pago Discovery Home & Health, no ano passado, com novos assinantes. Esse tem sido o mantra dos programas de imóveis e decoração.
Com maior audiência entre o público feminino, o Discovery H&H acredita que as telespectadoras querem casos reais. Para isso, criou noites temáticas, com dicas que vão de saúde e relacionamento a beleza e design.
Entre "os temáticos", o horário nobre de quinta-feira é o de maior audiência, segundo André Rossi, diretor de programação da Discovery Networks no Brasil. É quando vão ao ar os programas de decoração "Design Divino", "Ao Estilo de Candice" e "Cada Coisa em Seu Lugar".
A designer Candice Olson, apresentadora dos dois primeiros, comanda grandes transformações (a maioria em residências nos EUA), procurando dar destaque a ações simples. "Investir em cor dá um ótimo retorno. Se você tem um sofá 'bege chato', pinte a parede atrás dele com uma cor escura e intensa. Criará impacto e dará personalidade", diz Olson à Folha.
PRODUÇÃO NACIONAL
Produzido no Brasil, o "Decora" (GNT) tem um perfil mais prático em relação às atrações estrangeiras do Fox Life e do Discovery sobre decoração. As dicas da apresentadora Bel Lobo costumam ser simples e práticas, como "reformar peças para imprimir um ar pessoal".
Com seis atrações de decoração na grade, a Fox Life prevê uma estreia para 2014 sobre o tema. "Property Virgins" (sobre compra de imóveis) terá novas temporadas -a sétima e a oitava, em janeiro, e a décima, em fevereiro.
"Programas sobre o mercado imobiliário, mesmo os internacionais, dão dicas importantes. São cuidados que devem ser tomados em qualquer lugar do mundo", diz Altair Barbosa, da Fox Life.