Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Imóveis

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Lançamento e venda caem pelo segundo mês seguido em SP

Apesar de queda, o número de unidades comercializadas aumentou 34% no ano

DE SÃO PAULO

O número de unidades residenciais lançadas e vendidas na cidade de São Paulo diminuiu por dois meses consecutivos, segundo o Secovi-SP (sindicato da habitação).

Em maio, foram comercializadas 3.278 novas moradias, com queda de 6% ante abril (veja quadro ao lado).

Já nos lançamentos (2.372), a diminuição foi ainda maior (12,7%). O segmento de um dormitório representou 43,9% do total colocado à venda no período.

"Analisar apenas por mês é muito pontual", ressalta Emílio Kallas, vice-presidente de incorporação e terrenos urbanos da entidade.

A capital respondeu por 48% do total vendido em maio na região metropolitana de São Paulo, que engloba outros 38 municípios.

ACUMULADO DO ANO

Apesar das quedas registradas em abril e maio, as vendas na cidade totalizaram 13.628 unidades no acumulado dos cinco primeiros meses deste ano, com acréscimo de 34% em relação ao mesmo intervalo em 2012. Nos lançamentos (10.409), houve aumento de 36% no confronto com o mesmo período.

Considerando apenas maio, o número de unidades lançadas se manteve praticamente estável (alta 0,8%) no comparativo com o mesmo mês do ano passado. Já a comercialização subiu 20%.

"O ano passado não foi fraco, não, e conseguimos lançar mais agora", diz Kallas. Considerando todo o ano de 2012, no entanto, os lançamentos apresentaram redução de 27% ante 2011. O setor atribuiu o desempenho ao crescimento fraco do PIB (Produto Interno Bruto), à dificuldade de aprovação de projetos na prefeitura e à "arrumação" diante de um mercado com excesso de imóveis colocados à venda em anos anteriores.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página