Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Imóveis

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Para além do inverno

Há lareiras para todos os bolsos e tamanhos de ambientes; para quem tem pressa, os modelos elétricos e a álcool são as melhores opções

CAROLINE APPLE COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O inverno vai embora neste mês, sem necessariamente levar as temperaturas baixas com ele. Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), massas de ar frio podem ocorrer no centro-sul do país até outubro.

Um sinal de vida mais longa às lareiras, que aquecem e dão charme à casa. E para aproveitar já, há uma série de opções para diferentes configurações de casa e bolsos.

Os modelos elétricos e a álcool são as melhores opções para quem está com pressa e não tem muito espaço. A instalação é imediata e é possível transportá-los.

Os equipamentos elétricos são ligados na tomada e desapontam quem espera ver fogo. A peça funciona como um aquecedor, sem chama.

No modelo alimentado por fluido, é possível usar álcool ou uma composição extraída de cereais, que não agride o ambiente. Dependendo do reservatório, será preciso abastecer mais vezes. Cada litro dura cerca de duas horas.

A psicóloga Nancy Marcondes Machado Saad, 53, comprou uma lareira ecológica, da Ecofireplaces, que costuma levar para a casa de praia no inverno. "A peça é prática. Veio em uma sacola. Levo para onde quiser."

O romantismo da lareira a lenha é mais restrito e exige cuidados. É preciso ter uma chaminé, queimar madeira --o que não é considerado ecológico-- e lidar com a fumaça e a fuligem.

As lareiras a gás precisam de botijão ou tubulação para produzir labaredas que surgem sobre pedras vulcânicas ou imitação de lenha. Também exigem mão de obra especializada na instalação.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página