Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Marcos Bassi, o 'artesão da carne', morre em SP aos 64

Autor de cortes como bombom de alcatra e fraldinha, empresário foi vítima de câncer

DE SÃO PAULO

Morreu ontem em São Paulo, de câncer, o empresário e churrasqueiro Marcos Bassi, aos 64 anos. Até o fechamento desta edição, não havia informações sobre o velório.

Conhecido como "artesão das carnes", são de sua autoria alguns cortes conhecidos, como bombom de alcatra, fraldinha e o steak do açougueiro. Também foi pioneiro na adoção do sistema de embalagem a vácuo.

Filho de italianos, nasceu Marcos Guardabassi e entrou para o mundo das carnes aos oito anos, vendendo miúdos na rua e enchendo linguiça em um açougue do Mercado Municipal, no Brás.

Virou empresário aos 15 anos, quando arrendou o seu próprio estabelecimento no Bixiga (zona central de SP).

Batizou o espaço de "Casa de Carnes Bassi", já mirando os imigrantes mais ricos da cidade. Embrulhava as carnes no papel-manteiga e depois em bandejas de isopor, coisa rara na época. Mantinha uma churrasqueira dentro da Casa de Carnes e vendia assados e sanduíches.

Com a fama de seus cortes especiais, em 1978 montou frigorífico para fornecer para restaurantes, bares e hotéis.

Anos depois, a marca conquistou os supermercados. Mas o negócio foi vendido em 1999. Desde 2005 a marca Bassi integra o portfólio da Marfrig.

Em 1979, inaugurou churrascaria na rua Treze de Maio que funciona até hoje e que ainda lhe pertencia, a Templo da Carne.

Casado com Rosa Maria, era pai de Tatiana e Fabiana.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página