Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Domésticos em suspense

FGTS e hora noturna ainda levam até 3 meses para serem definidos, mas aumento de custo já balança a vida de patrões e empregados

DE SÃO PAULO

Marluce teme trabalhar mais, Lidiane terá que trabalhar menos. Luiza, Celso e Francisco já falam em demitir, mas Renata ainda faz contas. Lázaro vai cobrar o INSS, José talvez desconte a condução, e Reginaldo sonha com o FGTS, que Felipe já recebe -mas sem carteira assinada.

Descansar de dia é a esperança de Maria Francisca, enquanto Dulcinéia espera ganhar mais à noite. Uma Márcia, faxineira, nunca recebeu 13º salário nem férias. A outra, empregadora, decidiu que trocará babá por creche.

Proibida pela patroa de dar entrevistas, a moça de 20 anos que trabalha das 5h30 às 21h espera para ver como é que fica. Assim como esperam aproximadamente 7 milhões de domésticos (dados da OIT), cerca de três quartos ainda sem carteira assinada.

E pelo menos 7 milhões de respectivos empregadores.

A expectativa deve persistir até o meio do ano, quando, segundo o Ministério do Trabalho, devem ficar prontas as novas regras de itens como adicional noturno, demissão por justa causa, seguro-desemprego e FGTS.

Mas uma coisa é certa: o custo vai aumentar (simulações feitas pela Folha com salários de nove entrevistados mostra acréscimo de no mínimo 6% e de até o dobro, nos casos mais extremos). E essa certeza já está mexendo com a vida e as relações de empregados e empregadores e das famílias de lado a lado.

Com MARIANNA ARAGÃO, de São Paulo, DENISE LUNA e VENCESLAU BORLINA, do Rio, JULIANA COISSI, de Ribeirão, DANIEL CARVALHO, de Recife, ESTELITA HASS CARAZZAI, de Curitiba, AGUIRRE TALENTO, de Belém, KÁTIA BRASIL, de Manaus,e *PAULO PEIXOTO * de Belo Horizonte

16 histórias e 70 respostas sobre a nova lei

folha.com/no1254670


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página