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Auditoria apura fraude em campanha para 'astronauta'

Candidato brasileiro posta vídeo em que mostra como burlar competição; filho de Garotinho é o 2º mais votado

MARIANA BARBOSA DE SÃO PAULO

A Unilever vai fazer uma auditoria na etapa brasileira da campanha que levará 22 consumidores da marca de desodorante Axe para o espaço.

A auditoria acontece depois que um incansável candidato postou um vídeo no YouTube explicando como fraudar a competição.

A votação da primeira etapa termina amanhã. Os oito brasileiros mais votados passarão por uma seleção, e os dois mais aptos vão para a etapa mundial, nos EUA.

Usando a ferramenta Janela Anônima no navegador de internet, Thiago Augusto de Carvalho, 28, mostrou que qualquer candidato pode adicionar votos inúmeras vezes de um mesmo computador, usando até e-mails falsos.

Carvalho começou a suspeitar de que havia algo errado quando candidatos inscritos depois dele começaram a disparar e a ganhar mais de 100, 200 votos em um único dia, às vezes horas.

"É duro conseguir voto", diz ele, que desde janeiro vai trabalhar vestido de astronauta, com um capacete de motoqueiro forrado com papel alumínio, enfrentando o metrô e o calor do Rio. "Eu vou a jogo de futebol, Carnaval. Onde tem multidão eu estou lá fazendo campanha."

Hoje ele está no 32º lugar, com pouco mais de 8.300 votos, enquanto os dez primeiros somam mais de 60 mil votos cada um.

Anthony Matheus, filho do deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), é o segundo mais votado --mais de 76 mil votos.

A assessoria do deputado diz que os votos dispararam quando Garotinho entrou na campanha postando o link da votação do filho em seu blog.

A assessoria diz ainda que o Blog do Garotinho tem 20 mil acessos por dia e que o deputado também faz campanha para o filho no Twitter e no Facebook.

Carvalho descobriu as falhas na campanha há mais de um mês, quando um concorrente postou no Facebook que era só limpar os cookies (registros dos sites visitados) do computador e votar de novo.

Ele diz que alertou a Unilever diversas vezes durante quatro semanas.

"Eles me ignoraram. Até que mandei e-mail para a Unilever nos EUA e me ligaram para falar que a prática não caracterizava fraude. Me revoltei e gravei o vídeo."

Isso foi na quarta-feira. A resposta da Unilever veio no mesmo dia, informando sobre a realização da auditoria.

Procurada, a Unilever diz que a auditoria será "rigorosa" e que serão desconsiderados votos feitos a partir de e-mails inválidos e também de múltiplos e-mails enviados de um único computador (por meio da identificação de IPs).

CAMPANHA GLOBAL

A campanha da Axe é global e foi lançada em janeiro. Qualquer um podia se candidatar --bastava criar um perfil na página da promoção na internet e conquistar votos.

O Brasil tem um assento garantido entre os 22 que serão contemplados.

O voo está previsto para 2014. A viagem dura uma hora e a aeronave atinge 103 km de altitude, distância que permite avistar a curvatura da Terra. Uma passagem para o espaço com a mesma companhia, a SXC, custa R$ 200 mil.


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