Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Analistas preveem inflação maior e PIB mais fraco

Previsão é que economia cresça 2,93% em 2013, ante 2,98% da estimativa anterior

DE SÃO PAULO

Diante da expectativa de uma nova elevação nos juros nesta semana e uma retomada ainda incerta da atividade econômica, o mercado voltou a prever um cenário mais sombrio para o crescimento do país neste ano.

A projeção para o PIB caiu pela segunda semana seguida no boletim Focus, divulgado pelo Banco Central.

Analistas projetam agora crescimento de 2,93% neste ano, ante os 2,98% da última semana, quando as previsões ficaram abaixo de 3% pela primeira vez no ano. O PIB do primeiro trimestre será divulgado amanhã e dará uma indicação mais precisa sobre o ritmo de avanço da atividade.

O cenário para este ano é de inflação em nível elevado --a previsão teve leve alta, de 5,80% para 5,81%-- e um esforço contínuo do Banco Central para controlar a pressão dos preços.

As análises compiladas no Focus sugerem uma alta de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros nesta semana e novos avanços ao longo do ano, até 8,25% previstos para o final de 2013.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do BC define amanhã o próximo passo da política monetária depois de ter dado início em abril a um ciclo de aperto, com elevação da Selic em 0,25 ponto percentual, para 7,50%.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página