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Mercado aberto

MARIA CRISTINA FRIAS cristina.frias@uol.com.br

Cidades de Santa Catarina terão curso de gestão com companhias privadas

Prefeitos e servidores de nove cidades catarinenses vão passar por um treinamento para aperfeiçoar a gestão pública, com base na experiência da iniciativa privada.

O programa terá início em julho e deve durar um ano. No final, será avaliado se cumpriram o "dever de casa": não gastar além do caixa, desenvolver ações de educação e saúde e apresentar condições atrativas para empresas.

A iniciativa é articulada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico Sustentável, com apoio de cerca de 15 empresas, como BMW e Gerdau.

Além de bancar os R$ 3 milhões do projeto, que inclui pagamentos a consultorias, a iniciativa privada nomeará representantes para compor um conselho que acompanhará as ações dos municípios.

As empresas também podem emprestar funcionários para visitar as prefeituras e fazer treinamentos no local.

"Consideramos que um dos grandes entraves da parceria entre o governo estadual e municípios é que muitas cidades não têm capacidade de investimento próprio", diz o secretário Paulo Bornhausen.

Entre as participantes, estão Araquari, que receberá uma fábrica da BMW, e Itajaí, onde se encontra um complexo portuário.

"São municípios que cresceram muito ou estão passando por grandes transformações e precisam se organizar", afirma Bornhausen.

ALEMANHA POSITIVA

Apesar da crise econômica europeia, o consumidor alemão continua otimista em relação ao seu salário.

O indicador que mensura a expectativa de renda na Alemanha subiu 3,1 pontos de abril para maio e ficou em 33,9, de acordo com índice da GfK que varia de -100 a 100. Em abril do ano passado, o número registrado foi 32.

A expectativa econômica, no entanto, ficou em -0,2. Apesar de ter subido 1,3 ponto no mês, está em patamar bastante inferior ao registrado no mesmo período do ano passado (19,6).

A propensão a comprar também aumentou e fechou o mês em 37,7.

HOTELARIA INTERIORANA

Depois de se firmar nas 26 capitais do país, a Ibis tem como foco a inauguração de hotéis em municípios do interior de vários Estados.

A marca do grupo Accor, de perfil econômico, abrirá ainda neste ano unidades em Andradina, Barretos e Ourinhos (SP), além de Cascavel (PR), Colatina (ES) e Vitória da Conquista (BA).

"Cada uma dessas cidades tem um mercado hoteleiro interessante, mas muitas vezes não uma marca com padrão internacional", afirma o diretor de operações da Ibis na América Latina, Franck Pruvost.

"A unidade em Colatina, por exemplo, ajudará também a tornar a marca conhecida pela população, que poderá procurar nossos hotéis quando viajar para outras cidades", afirma.

A estratégia faz parte do plano de expansão de toda a rede, que pretende duplicar até 2016 o número de hotéis na América Latina.

A região está hoje, ao lado da Ásia, entre os principais mercados de interesse da Accor, segundo Pruvost.

R$ 3,2 BILHÕES
será o investimento da rede na América Latina até 2016

218 HOTÉIS
estão em operação atualmente nos países da região

436 UNIDADES
é a previsão para os próximos três anos, conforme plano de expansão da empresa

Teoria brasileira A FGV Projetos apresentou ontem duas de suas ações durante fórum da OECD (organização para desenvolvimento econômico) em Paris: um modelo para otimizar compras públicas e um plano para a produção de biocombustível e de alimentos em Moçambique.

Voo baiano O aeroporto de Feira de Santana (BA) entrará na rota de voos comerciais, conforme contrato assinado ontem pelo governo do Estado e pela empresa AFS. A concessão, cujo valor é de R$ 50 milhões, prevê a ampliação do local, com novos pátios e terminal de passageiros.

DESCONTO

Alguns produtos de higiene pessoal estão mais baratos nas farmácias do que em supermercados, segundo levantamento da Ecobenefícios feito em São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Certas mercadorias chegam a ter um valor 46% menor, como o pacote de algodão de 25 gramas em Belo Horizonte. Em São Paulo, a diferença média do mesmo produto entre os dois tipos de estabelecimento é de 29%. No Rio de Janeiro, de 7%.

Outro item com preço menor em farmácias é a embalagem de preservativos com três unidades.

A variação na capital gaúcha foi de -26%. Em São Paulo, -19%, e em Belo Horizonte, -10%.

Creme dental, aparelho de barbear, fralda e protetor solar, por outro lado, estão entre os produtos mais baratos nos supermercados, de acordo com a pesquisa.


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