Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Conselho da Via Varejo aprova abertura de capital

Operação preservará controle do Pão de Açúcar sem injeção de novos recursos

DE SÃO PAULO

A Via Varejo, braço de eletroeletrônicos do Pão de Açúcar, aprovou ontem a abertura de capital e a venda de ações da empresa na Bolsa.

A decisão foi tomada pelo conselho de administração, que contratou dois bancos, Credit Suisse e o Bradesco BBI, para avaliar a companhia e definir os detalhes da abertura de capital, que deve ocorrer no segundo semestre.

A Via Varejo é o resultado da fusão entre Ponto Frio (do grupo Pão de Açúcar) e Casas Bahia (da família Klein), negócio ocorrido em 2010.

O Pão de Açúcar tem 53% das ações (controle), e os Klein, 47%. Hoje, os Klein querem vender parte de suas ações e a saída foi a abertura de capital, algo que também capitalizará a companhia.

A Folha apurou que uma oferta simples de ações obrigaria o Pão de Açúcar a fazer um investimento e comprar mais ações, se quisesse manter o controle da companhia. A solução aprovada pelo conselho foi a oferta de units (um pacote contendo uma ação com direito a voto e duas preferenciais).

A oferta será primária, em que os recursos vão para o caixa da empresa, e secundária, com venda de papéis dos sócios controladores.

Os dois bancos irão refazer os cálculos do valor da Via Varejo, hoje estimado em R$ 12 bilhões. Disso dependerão as cifras envolvidas na oferta de ações da Via Varejo ao mercado. (TS E JW)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página