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Em Cannes, campanha de clube de futebol é destaque
Propaganda do Sport pelo transplante de órgãos leva Gran Prix
Os times de futebol Sport, de Recife, e Vitória, de Salvador, foram as estrelas brasileiras no primeiro dia do grande campeonato de publicidade, o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, que acontece nesta semana no sul da França.
A campanha "Pelo Sport tudo. Até depois de morrer", criada pela Ogilvy & Mather em parceria com a central de transplantes de Pernambuco, rendeu ao Brasil o sexto Gran Prix da história. O GP, vencido na categoria Promoção e Ativação, é o prêmio dos prêmios de cada categoria.
Com a campanha da Olgivy, que contou com depoimentos de pacientes à espera de transplante e a criação da carteirinha do torcedor doador, o Sport ajudou a aumentar em 54% o número de doações de órgãos em Pernambuco.
O Brasil ganhou o primeiro GP em Cannes em 1993, com uma campanha da DM9DDB para o guaraná Antarctica.
OUTROS PRÊMIOS
No primeiro dia de premiações, o Brasil faturou 26 estatuetas. O Sport levou, além do GP, três leões de ouro, um de bronze e um de prata, em várias categorias.
Já o Vitória garantiu à agência Leo Burnett Tailor Made um leão de ouro e um de prata na categoria de marketing direto e um segundo de prata em relações públicos, por uma campanha para incentivar a doação de sangue.
A campanha retirou o vermelho do uniforme rubro-negro. A cor foi sendo devolvida à medida que as doações iam aumentando.
A agência mais premiada foi a Ogilvy, com 14 estatuetas por quatro campanhas. A Retratos de Real Beleza, da Dove, recebeu seis estátuas.
Também foram premiadas com leões as agências Loducca (dois bronzes para Shopping Villa Lobos e Easy Way), rede DDB Brasil (um bronze para Anistia Internacional e outro para a revista do Clube NME), Almap BBDO (um bronze para Ambev), Grey 141 (dois de prata, para WWF) e Artplan (um prata para a Orquestra Sinfônica Brasileira).