Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Amadores' renovam produção de notícias

Empresas checam fotos e vídeos da web

DE SÃO PAULO

A imensidão de conteúdo produzida por cidadãos comuns na web, como fotos, vídeos e textos em redes sociais, está criando oportunidades na área de mídia.

Nos últimos anos, start-ups (empresas iniciantes) e veículos tradicionais lançaram serviços com o objetivo de ajudar a vasculhar, verificar e direcionar para jornalistas profissionais o material produzido por "amadores".

A agência Storyful, fundada em 2010 na Irlanda, é uma das pioneiras. A empresa reúne, verifica e obtém licenças de uso de vídeos na internet. É possível acessar o material por meio de uma assinatura.

"Usamos tecnologia para monitorar as conversas mais importantes e nossos jornalistas fazem a tradicional checagem", disse Claire Wardle, diretora do Storyful, em entrevista ao portal da Rede de Jornalistas Internacionais.

Segundo ela, a cada minuto são publicadas 72 horas de vídeos no YouTube, 100 mil tuítes e 700 mil comentários no Facebook.

A francesa Citizenside faz a intermediação entre empresas de mídia e produtores de conteúdo, reunindo material de 70 mil colaboradores. Em abril, o jornal "The Guardian" lançou um site para que usuários de dispositivos móveis compartilhem vídeos com conteúdo noticioso.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página