Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Série de Eva Longoria que retrata domésticas latinas sofre críticas

DO "NEW YORK TIMES"

Na festa de lançamento da série "Devious Maids", em Los Angeles, na semana passada, o centro das atenções não foram as cinco atrizes que cozinham, limpam e conspiram enquanto trabalham para famílias brancas ricas em Beverly Hills.

Os holofotes se concentravam em um dos integrantes da equipe de produtores-executivos, Eva Longoria, mais conhecida como Gabrielle Solis, uma das donas de casa de "Desperate Housewives".

Ela circulava como um político, apresentando pessoas com gestos expansivos, sorrisos, abraços e beijos e conduzindo conversas discretas em meio aos grupos.

Longoria estava ansiosa por rebater as reações negativas ao programa.

"As pessoas falam sobre empregadas domésticas como estereótipos, mas as personagens da série estão longe disso", disse Longoria, 38.

Os latinos, afirma, "têm representação superior à média entre os empregados domésticos; isso é um fato, não uma opinião."

Antes da estreia, as críticas a "Devious Maids" incluíram uma carta aberta de Michelle Herrera Mulligan, editora-chefe da "Cosmopolitan for Latinas", postada no "Huffington Post".

Mulligan definiu a série como uma "oportunidade desperdiçada".

"Não há nada de errado em ser empregada doméstica ou mesmo em ser uma doméstica latina", disse Alisa Lynn Valdes, ex-jornalista e autora do romance "The Dirty Girls Social Club", em uma crítica negativa da série para o site NBCLatino.com.

"Mas há algo de muito errado na indústria norte-americana do entretenimento por dizer às latinas que isso é o que elas são e tudo que poderão ser."

Mas a maioria das domésticas não dorme com o patrão. O primeiro episódio da série começa com uma cena forte, ainda que meio cafona, de luta de classes, na qual uma empregadora ameaça a empregada de deportação por ter dormido com seu marido.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página