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Sky inflou número de assinantes em 2012 e 2013, afirma empresa

Segundo DirecTV, houve um aumento indevido de 200 mil clientes

DE NOVA YORK DE BRASÍLIA

A companhia americana DirecTV disse ontem que o número de assinantes da Sky Brasil, que pertence à empresa, foi inflado artificialmente em resultados registrados em 2012 e neste ano.

A empresa afirmou que a falha se deveu a uma irregularidade cometida por alguns funcionários e que foi descoberta por meio de investigação interna. "As atividades realizadas são incompatíveis com a nossa política de fidelização de clientes", disse em comunicado.

Em 2012, os registros levados à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) indicavam que a empresa tinham 100 mil assinantes a mais que em sua base real. Até o fim de março deste ano já eram 200 mil clientes a mais. A companhia teria no Brasil, até 31 de maio, 5,2 milhões de assinantes.

Procurada, a DirecTV, que é dona de 93% da Sky Brasil, não responde quais impactos a fraude pode gerar sobre seus clientes. "O caso ainda está sendo investigado."

A consequência esperada em seus resultados é uma despesa antes de impostos de US$ 25 milhões no balanço do segundo trimestre.

O presidente da Anatel, João Rezende, disse que o problema da Sky Brasil não afeta os trabalhos desempenhados pela agência na área de TV por assinatura e que a irregularidade identificada é "um problema da empresa".

Para Rezende é de interesse da companhia manter o cadastro "enxuto" e "ajustado".

"Para a Anatel o problema é estatístico. Nós achamos que o interesse maior em manter o cadastro correto é sempre da empresa, porque isso gera custos para ela. Para nós não muda nada. (JOANA CUNHA E JULIA BORBA)


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