Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Taxa de retorno do projeto vai ser aumentada

DE BRASÍLIA

O governo anuncia nos próximos dias um aumento na taxa de retorno para o projeto do trem-bala, que ligará São Paulo ao Rio.

Segundo o presidente da EPL (Empresa Planejamento e Logística), Bernardo Figueiredo, a taxa deve ser elevada de 6,32% para algo entre 8% e 8,5% --a definição está a cargo do Ministério da Fazenda.

O aumento faz parte da estratégia do governo de tornar mais atraentes aos investidores os projetos de infraestrutura que serão concedidos a partir de agosto. O leilão do trem-bala está previsto para começar em 13 de agosto.

A elevação da previsão de ganho do concessionário implicará a redução do lance mínimo a ser oferecido pelos concorrentes na concessão. Até então, a expectativa do governo era arrecadar, ao menos, R$ 28 bilhões nessa etapa do projeto. O valor deve cair para perto de R$ 26 bilhões.

O pagamento desses valores será feito ao longo dos 35 anos de concessão. Segundo Figueiredo, o aumento da taxa de retorno torna o projeto mais atraente para investidores financeiros como bancos e fundos de pensão. As empresas detentoras da tecnologia de operação e dos trens alegavam dificuldades para entrar sozinhas na concorrência.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página