Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Garantia de juro baixo na Europa anima investidores

BCs britânico e da zona do euro indicam que não vão mexer na política monetária

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Os bancos centrais da zona do euro e do Reino Unido indicaram ontem de maneira clara que não vão mexer na sua política de juros baixos.

No caso do BC britânico, o novo presidente, o canadense Mark Carney, afirmou que eram "injustificadas" as previsões dos mercados de que os juros vão subir em 2015.

Horas antes, revertendo uma política de longa data, de nunca se comprometer com taxas de juros futuras, o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, sinalizou que suas taxas serão mantidas baixas e poderão ser reduzidas ainda mais.

O BCE manteve sua principal taxa de juros inalterada em 0,5% ao ano.

As declarações dos dois principais bancos centrais da região animaram os investidores. As ações europeias registraram o maior salto diário em dez semanas.

O índice FTSEurofirst 300 fechou em alta de 2,44%, para 1.178 pontos, a maior desde abril. Nos EUA, as Bolsas não funcionaram ontem em razão do feriado do dia da Independência.

Os comentários de Draghi e Carney foram mais um passo na tática de tranquilizar os mercados, iniciada ainda no mês passado, depois de o Fed (o banco central dos EUA) indicar que vai começar a retirar já neste ano os estímulos à economia.

O fim do estímulo americano tem assustado investidores, que aproveitavam o dinheiro barato dos Estados Unidos para aplicar em mercados mais arriscados, como os emergentes.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página