Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

BC dos EUA indica prazo maior para estímulo

Bernanke diz que mudanças dependem da reação da economia; Bovespa sobe 1,15%

Fala anima mercados, preocupados com fim de recompra mensal de títulos pelo Fed; Bovespa sobe e dólar cai

DO "FINANCIAL TIMES" DE SÃO PAULO

Ben Bernanke anunciou que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) continuará a dar apoio à economia enfraquecida do país no futuro próximo, em um esforço para acalmar os mercados.

Em depoimento ao Congresso americano, Bernanke disse que as compras de ativos cairão abaixo dos atuais US$ 85 bilhões mensais dentro de alguns meses, caso a economia se mantenha forte.

Mas argumentou repetidamente que o Fed não estava abandonando a política de juros baixos.

O depoimento dele não sinaliza uma mudança na política do comitê monetário do Fed nem na probabilidade de a compra de ativos pelo banco central começar a ser reduzida ainda neste ano.

Isso ajudou a conter, ao menos ontem, a preocupação dos mercados financeiros quanto à possibilidade de que a instituição tenha deixado de lado sua determinação de incentivar a economia.

"Com o desemprego ainda alto e caindo só gradualmente, e com a inflação abaixo da [nossa] meta de longo prazo, uma política monetária muito relaxada continuará a ser apropriada pelo futuro previsível", disse Bernanke.

O índice Dow Jones, que reúne as principais ações da Bolsa de Valores de Nova York, subiu 0,12%.

No Brasil, o depoimento de Bernanke também teve efeito positivo: o Ibovespa subiu 1,15%, e o dólar à vista cedeu 0,77%, para R$ 2,230.

Bernanke ressaltou que "o índice de desemprego continua bem acima de seu nível normal de longo prazo" (o que daria ao Fed menos margem para endurecer a política econômica) e demonstrou mais preocupação sobre a inflação do que em junho.

O presidente do Fed fez questão de enfatizar que o cenário para enxugar as compras de ativos --o que começaria a acontecer ainda neste ano, segundo seus depoimentos anteriores-- depende inteiramente do desempenho da economia e que as compras de ativos podem até ser expandidas caso o desempenho seja ruim.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página