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Financiamento 'taxa zero' vira opção até para carro de R$ 300 mil
Vendas parceladas já chegam a 50% do total para marca de luxo
Termos como taxa zero, prazo de 60 meses, entrada e carência, comuns ao financiamento de carros populares, agora estão na ponta da língua de vendedores de concessionárias de luxo.
A redução na taxa básica de juros nos últimos anos, somada a uma oferta de modelos mais baratos, tornou mais atrativo o financiamento para marcas importadas como Audi e Land Rover.
O percentual das vendas financiadas em ambas atinge hoje até 50% do total. Há três anos, não passava de 30%.
O banco Alfa, um dos principais a atuar no segmento, diz que a carteira de veículos de luxo cresceu a uma média de 30% nos últimos três anos.
Enquanto para os clientes de carros populares o financiamento pode ser a única alternativa para realizar o sonho, para quem quer um veículo de luxo pesam mais fatores como custo de oportunidade (atratividade das taxas ante aplicações) e situações específicas de momento.
Também acaba sendo uma forma de permitir a migração para um degrau mais alto do luxo. Um comprador de um Toyota Corolla (cerca de R$ 60 mil), por exemplo, usa o crédito para chegar até um BMW (mais de R$ 90 mil).
"Uma boa condição de financiamento facilita o acesso à marca", diz Eduardo Varella, diretor-presidente da BMW Serviços Financeiros.
O presidente da Audi, Leandro Radomile, acredita que perderia vendas sem o braço de financiamento.
A Jaguar Land Rover também sentiu necessidade de ter sua financeira, assim como a maior parte das concorrentes, e lançou nesta semana os serviços financeiros próprios em parceria com um banco nacional.
A operação foi inaugurada com uma campanha de taxa zero para dois modelos de cerca de R$ 300 mil.
Já a Volvo estuda a criação de sua financeira.
A estratégia é usada tradicionalmente por marcas de volume, em geral para reverter um quadro de desaceleração nas vendas e nem sempre significa que não haverá custo de crédito, mas serve como uma forma de atrair clientes. É mais comum entre marcas com banco próprio, que subsidiam as taxas.
Assim como nos carros populares, o prazo de financiamento chega a 60 meses e, além da taxa subsidiada, são oferecidas promoções como seguro grátis.
Há um esforço, contudo, para transbordar a experiência da compra do modelo de luxo à solução financeira.
Um agricultor pode, por exemplo, solicitar uma opção que case com o seu calendário de plantio e respeite os períodos de entressafra.