Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Incubada oferece intérprete ao telefone

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Atenta às oportunidades de negócios que surgem com a vinda de turistas para o Brasil, uma nova empresa está desenvolvendo sistema para tradução por telefone.

Ao ligar para o serviço da Hello Universe, o estrangeiro é atendido por um intérprete que fala a sua língua.

A empresa é incubada pelo Cietec desde 2012. Entre os sócios da empresa está uma dupla de sul-coreanos: Cristina Cho, 44, e Bruno Koo, 40. Amigos, vieram para o Brasil ainda jovens.

Contam que a ideia para o negócio veio de uma viagem de Bruno para a Coreia há três anos, quando ele prestou atenção nos adesivos de "free translation" (tradução grátis) que vinham colados nos táxis.

"Quando começamos a pesquisar o mercado, ficamos admirados de ninguém estar oferecendo esse serviço. Entre 2013 e 2016, espera-se que 28 milhões de turistas venham para o Brasil."

Foi necessário desenvolvimento de nova tecnologia para a solução, especialmente para realizar a conexão entre intérprete e estrangeiro de forma automatizada.

Os intérpretes cadastrados definem um horário em que se comprometem a estar disponíveis para atender.

Quando um usuário (que paga pelo serviço) liga, o sistema define qual profissional recebe a ligação de acordo com um ranking de qualidade, que leva em conta a velocidade para atender a chamada e o tempo que leva para dar a orientação.

A primeira versão de testes do produto foi lançada em junho, a princípio apenas para o inglês. Por enquanto, são 15 intérpretes disponíveis. O objetivo é oferecer intérpretes em 18 idiomas.

Curiosamente, o projeto pelo qual foram selecionados para o Cietec não tinha relação com a solução de tradução.

Com o nome Paysession, o objetivo era desenvolver tecnologias para intermediar a oferta de serviços pela internet. Como levariam cerca de dos anos, decidiram começar o Hello Universe em paralelo.

Dentro da incubadora, puderam trazer especialistas para a equipe. Seis pessoas do time vieram da USP. Desde junho, a empresa também faz parte das selecionadas pela Wayra, aceleradora de empresas da Telefônica.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página