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Facebook fecha acordo com operadoras para acesso grátis

Rede conquista mais usuários; empresas de celulares lucram com cliques em links externos

Claro, Oi, Tim e Nextel criam parcerias com a empresa americana, que tem 76 milhões de usuários no Brasil

DE SÃO PAULO

Para aumentar sua participação no mercado móvel e incentivar o acesso dos usuários, o Facebook está firmando parcerias com quatro das principais operadoras de telefonia celular do Brasil.

Ontem, a Claro anunciou que todo cliente da operadora terá acesso gratuito à rede social pelo celular (quando se clica em um link para outro site a partir do Facebook, porém, o acesso é cobrado).

A promoção já tinha sido feita durante seis meses no ano passado, segundo o Facebook, mas o acesso era limitado ao aplicativo "Facebook Para Qualquer Telefone", versão da rede para "feature phones" (celular simples com acesso à internet).

Segundo Gustavo Diament, diretor-executivo de marketing da Claro, em troca da oferta ao cliente, a operadora de telefonia recebeu espaço publicitário na rede social.

Ele afirma que as duas empresas estão desenvolvendo produtos em conjunto, com compartilhamento de equipes de engenharia, e essa promoção faz parte do pacote.

Para telefones pré-pagos, o acesso gratuito é permitido se o cliente tiver créditos dentro do período de validade.

Já no pós-pago, o acesso ao Facebook não é descontado do pacote de dados que o cliente tem direito por mês.

A Oi oferece desde maio promoção parecida, só que o acesso gratuito é restrito ao aplicativo Facebook Messenger em smartphones, versão da rede de bate-papo online.

Na Tim, o acesso gratuito é apenas aos usuários do receptor de banda larga pré-paga. O serviço cobra R$ 1,99 por dia, mas apenas quando o cliente utiliza a internet no modem ou tablet. Se o cliente usar apenas o Facebook, sem acessar links externos, a tarifa não é cobrada.

Nextel, Oi e Tim também disponibilizam o serviço de SMS, em que o usuário recebe atualizações do Facebook por mensagens de texto, sem se conectar à internet.

Não há, nesse caso contrapartidas para o Facebook --a não ser ampliar o número de acessos à rede social.

Para as operadoras, a rede social induz ao acesso a outros sites, que não é gratuito.

NOVO FOCO

Segundo a Claro, dos 58 milhões de aparelhos que acessam a internet, 32 milhões (55%) são "feature phones" e 26 milhões (45%), "smartphones". Além disso, segundo o Facebook, cerca de 58% de seus 76 milhões de usuários no Brasil também fazem o acesso pelo celular.

Diament afirma que a Claro quer focar a expansão na internet para celular, e não mais nos planos de voz.

Para isso, a gratuidade do Facebook pesa. "A gente entende que voz é importante, mas dados são mais", afirma.

As empresas atuam juntas no desenvolvimento de produtos. "Esta semana tivemos uma reunião com o pessoal de Palo Alto [sede do Facebook nos EUA]".


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