Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Montadoras reduzem ritmo de produção para ajustar estoques

Apesar da desaceleração, desempenho ficará acima do previsto

DE SÃO PAULO

As montadoras reduziram o ritmo de produção em julho por causa da alta dos estoques e para se preparar para um cenário mais desafiador no mercado interno no segundo semestre.

Apesar da queda de 2,7% em julho na comparação com o mês anterior, a segunda seguida, o volume fabricado de janeiro a julho é 15,8% maior que em igual período de 2012.

Analistas esperam desacelerações nos próximos meses, mas num nível ainda forte e capaz de garantir crescimento acima do previsto em 2013.

A Anfavea (associação das montadoras) vai revisar a projeção, hoje de 4,5%, no próximo mês.

"Desde o início do ano houve acúmulo de estoques. Nossa expectativa é que a produção desacelere, mas que encerre o ano com crescimento expressivo", afirma o analista da LCA Rodrigo Nishida.

A redução no número de importados e o desempenho acima do esperado nas exportações têm ajudado a manter a atividade nas fábricas.

Diante de uma alta acumulado de 25% nas vendas externas, a entidade revisou a projeção de queda de 5% para avanço de 20% em 2013.

Há dúvidas, contudo, sobre as vendas internas. A queda nas previsões do PIB deste ano e o esfriamento do consumo são possíveis entraves.

Marcas investem em modelos mais caros
folha.com/no1322402


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página