Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Eu invisto em

Sou conservador e tenho R$ 30 para investir por mês. Quais as opções?

M.A, de Lavras (MG)

RESPOSTA DO PROFESSOR DA PUC-RIO E CERTIFIED FINANCIAL PLANNER ALEXANDRE CANALIN - Antes de escolher um tipo de investimento, é importante usar alguma ferramenta para entender o seu perfil como investidor.

Os principais bancos e corretoras geralmente disponibilizam aos clientes um questionário de avaliação de perfil que permite identificar sua situação como investidor e seu grau de tolerância a riscos.

Após a identificação do seu perfil, opte por investimentos financeiros que tenham Imposto de Renda menor para aplicações que ficam investidas por muito tempo. Os fundos de previdência privada se destacam quando o investidor opta pelo regime regressivo de tributação. Após dez anos de cada aplicação, sua alíquota de imposto será de apenas 10%.

Há fundos conservadores, moderados e agressivos. A escolha do melhor fundo deverá ser baseada na sua avaliação de perfil.

É importante também analisar os custos, como com taxas de administração e de carregamento. As taxas de carregamento são negociadas com os bancos; barganhe para não ter nenhum custo de carregamento. Quanto à taxa de administração, é razoável pagar no máximo 1% ao ano.

Pesquise antes de fechar negócio, pois, no longo prazo, os custos farão diferença no seu acúmulo de capital. Verifique no banco que o atende, nos principais concorrentes e nas corretoras as melhores condições para investir o seu dinheiro.

O que influencia as Notas do Tesouro Nacional Série B?

F.S.B., de São Paulo (SP)

RESPOSTA - As NTN-Bs são títulos em que a remuneração está vinculada à variação da expectativa de juros e da inflação.

Quanto maior o prazo de vencimento, maior será a variação no valor de mercado. Embora seja um título de renda fixa, a rentabilidade pode ser negativa.

Em um movimento de expectativa de alta de juros, como nos últimos meses, os títulos perdem valor de mercado.

É um bom título para parte da sua carteira, mas lembre-se de que a diferença entre um remédio e um veneno é a dose administrada da substância. Dedique somente uma parcela dos investimentos a esse ativo.

Patricia de Sabrit, atriz
"Eu invisto em ações. Aplico em empresas confiáveis para assegurar rendimentos e uma velhice sem atropelos"


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página