Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Kombi tem série especial antes de aposentadoria

Volks produz 600 unidades a R$ 85 mil para marcar fim da produção do veículo no país

DO EDITOR-ADJUNTO DE "VEÍCULOS"

A Volkswagen confirmou o fim de um de seus veículos mais emblemáticos: a van Kombi deixa de ser produzida até o fim de 2013, 64 anos após o primeiro modelo ter sido apresentado, na Alemanha.

Para marcar o fim da fabricação no Brasil, último país a ter uma linha de montagem ativa do utilitário, a VW lança a série especial Last Edition ("última edição").

Serão 600 unidades numeradas, que terão placa de identificação. Cada uma custará R$ 85 mil, quase o dobro do cobrado por um modelo convencional de passageiros (R$ 48,6 mil).

Seus principais diferenciais são a pintura bicolor (azul e branca) estilo "saia e blusa", os bancos de vinil que repetem os tons da carroceria e as lanternas transparentes.

A Kombi sai de linha após 56 anos de produção ininterrupta no Brasil. Seu projeto antigo inviabiliza a instalação de airbag duplo, item que será obrigatório em todos os carros novos comercializados no país a partir de 2014.

De acordo com a VW, foi comercializado cerca de 1,5 milhão de unidades do furgão no Brasil. A simplicidade construtiva e o baixo custo de manutenção são as principais qualidades do modelo.

Nem a chegada de vans chinesas de preço mais baixo atrapalharam as vendas da Kombi. Nos sete primeiros meses de 2013, ela teve 13.212 emplacamentos registrados --cerca de 85% para frotistas.

A VW ainda não revelou qual modelo substituirá a Kombi no Brasil. A Folha apurou que algumas versões de vans europeias estão sendo avaliadas, como o furgão T5 e o monovolume Caddy. Há também a possibilidade de um modelo inédito ser apresentado em 2014. (EDUARDO SODRÉ)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página