Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Receita usará identificação facial em passageiros

Objetivo é combater sonegação em voos

MARIANA SCHREIBER DE BRASÍLIA

A Receita Federal está desenvolvendo um sistema de reconhecimento facial que será usado para apertar a fiscalização de turistas que não declaram compras acima de US$ 500 feitas no exterior.

A intenção é cruzar as informações dos passageiros que estão nos voos a caminho do Brasil com dados da própria Receita para identificar pessoas suspeitas de sonegar o impostos devido sobre compras em outros países.

Um indício dessa prática, por exemplo, é se o turista é uma viajante muito frequente, explicou ontem o subsecretário de aduana e relações internacionais da Receita, Ernani Argolo Checcucci Filho.

As pessoas suspeitas serão identificadas quando passarem por um aparelho que fará o reconhecimento facial a partir das fotos do passaporte que já estarão no sistema da alfândega. Poderão então ser paradas para fiscalização de bagagem.

A identificação será feita com a pessoa andando --não será necessário parar na máquina, disse o subsecretário.

Checcucci Filho disse que não há previsão sobre quando o sistema começará a funcionar.

No momento, a Receita está em conversa com as companhias aéreas para definir como será feito o repasse de informações, como os nomes e volume de bagagem dos passageiros, tão logo o avião feche as portas.

"A intenção da Receita é ser o menos intervencionista possível, mas ao mesmo tempo parar os casos que devem se parados [na alfândega]."

O subsecretário disse que esse é um programa de governo, mas não ficou claro se haverá o envolvimento de outros órgãos.

Questionada se usará a ferramenta de reconhecimento facial para identificar suspeitos de terrorismo ou outros crimes, a Polícia Federal disse que não está participando da elaboração do sistema.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página