Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Bússola

Mande sua pergunta para colunaduvidainvest@uol.com.br / twitter: @folha_mercado

Meu fundo imobiliário caiu 30% desde setembro. Ainda é bom negócio?

F.C.L., de São Paulo (SP)

RESPOSTA DO PROFESSOR DA FGV WILLIAM EID - Se o horizonte para retorno da aplicação é o longo prazo (mais de cinco anos), o fundo ainda pode ser um bom investimento.

Isso se considerado que você seguiu o processo correto de escolha do investimento e a opção. Mais abaixo, falaremos sobre como escolher.

No longo prazo, um bom investimento pode se recuperar de perdas e subir mais do que já caiu --mesmo se a queda for de 30%.

Se o seu horizonte é o longo prazo, portanto, não se deve ficar acompanhando o mercado dia a dia, o que gera um estresse grande.

Os fundos imobiliários são de renda variável --investimentos de maior risco e mais sujeitos a oscilações.

A receita do processo correto para escolher de um investimento é simples: analise cuidadosamente as opções disponíveis --isto é, não invista porque é moda ou teve uma "dica quente".

Concluindo que o produto é um bom investimento, esteja preparado para as oscilações que certamente ocorrerão. Se você não pode suportá-las, procure investimentos de menor risco.

Se você não seguiu esse processo ao fazer a escolha, há sempre a possibilidade de o fundo em que colocou seu dinheiro ser um produto ruim. Aí, não há muito o que fazer. O melhor é assumir o prejuízo e colocá-lo na conta de aprendizado.

Como escolher aplicações
folha.com/no1227804

Entenda os fundos
folha.com/no1219861

EU INVISTO EM

Lucas Lucco,cantor sertanejo

"Atualmente invisto na poupança, pois considero opção segura e rentável. Também invisto na minha carreira. Quase todo o lucro está sendo revertido em infraestrutura e equipamentos"


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página