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Aplicativo de celular premia cliente por entrar em lojas

Quando consumidor passa pelas portas de estabelecimento, ganha crédito que pode ser trocado por prêmios

DE SÃO PAULO

Premiar o cliente apenas por entrar na loja, e não por fazer uma compra. Esse é o conceito do aplicativo Belezuca, que entrega moedas virtuais assim que o consumidor passa pelas portas do estabelecimento com o app aberto.

Mais tarde, os créditos são trocados por prêmios definidos pelo varejista.

Fábio Freitas, 37, presidente da Dot Legend (desenvolvedora da ferramenta), diz que, para o aplicativo reconhecer que o cliente entrou em um lugar, é instalado na loja um equipamento que emite som sempre que alguém passa pela porta.

O ouvido humano não capta a frequência emitida, mas ela é registrada pelo celular.

"O varejista aumenta a experiência dentro da loja e o consumidor passa a conhecer mais produtos e regiões", afirma Freitas.

O Belezuca é inspirado no americano Shopkick, adotado por varejistas nos EUA.

Freitas diz que a ferramenta oferece um instrumento para ajudar lojistas a enfrentar novas concorrências às quais são submetidos, em especial compras e pesquisas de preços na internet.

Existe a tendência de os clientes verem o produto no comércio e comprarem mais barato na web.

Cada Belezuca entregue ao cliente custa ao lojista R$ 0,01. É ele quem define o número de moedas entregues ao consumidor para cada ação e o custo das premiações. A pessoa ganha o bônus apenas uma vez por dia.

No Rio de Janeiro, o aplicativo está presente em lojas das redes Cavist, Subway, Amarena, Soulier, SuperPrix, Outer e Gávea Alimentos.

Em São Paulo, iniciou sua operação com a rede de alimentação Quasi Pronti.

Angelina Stockler, sócia-diretora da consultoria em varejo ba}Stockler, afirma que, ao usar esse tipo de ferramenta, é preciso ser claro nas regras de premiações, para que não haja desgas- te da marca em caso de dificuldade de compreensão das normas.


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