Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Aplicativo de celular premia cliente por entrar em lojas
Quando consumidor passa pelas portas de estabelecimento, ganha crédito que pode ser trocado por prêmios
Premiar o cliente apenas por entrar na loja, e não por fazer uma compra. Esse é o conceito do aplicativo Belezuca, que entrega moedas virtuais assim que o consumidor passa pelas portas do estabelecimento com o app aberto.
Mais tarde, os créditos são trocados por prêmios definidos pelo varejista.
Fábio Freitas, 37, presidente da Dot Legend (desenvolvedora da ferramenta), diz que, para o aplicativo reconhecer que o cliente entrou em um lugar, é instalado na loja um equipamento que emite som sempre que alguém passa pela porta.
O ouvido humano não capta a frequência emitida, mas ela é registrada pelo celular.
"O varejista aumenta a experiência dentro da loja e o consumidor passa a conhecer mais produtos e regiões", afirma Freitas.
O Belezuca é inspirado no americano Shopkick, adotado por varejistas nos EUA.
Freitas diz que a ferramenta oferece um instrumento para ajudar lojistas a enfrentar novas concorrências às quais são submetidos, em especial compras e pesquisas de preços na internet.
Existe a tendência de os clientes verem o produto no comércio e comprarem mais barato na web.
Cada Belezuca entregue ao cliente custa ao lojista R$ 0,01. É ele quem define o número de moedas entregues ao consumidor para cada ação e o custo das premiações. A pessoa ganha o bônus apenas uma vez por dia.
No Rio de Janeiro, o aplicativo está presente em lojas das redes Cavist, Subway, Amarena, Soulier, SuperPrix, Outer e Gávea Alimentos.
Em São Paulo, iniciou sua operação com a rede de alimentação Quasi Pronti.
Angelina Stockler, sócia-diretora da consultoria em varejo ba}Stockler, afirma que, ao usar esse tipo de ferramenta, é preciso ser claro nas regras de premiações, para que não haja desgas- te da marca em caso de dificuldade de compreensão das normas.