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Exportar requer planejamento e tem custo

DE SÃO PAULO

Apesar de o real menos valorizado favorecer a competitividade de produtos nacionais no mercado externo, a decisão de começar a exportar deve ser pensada com cautela.

Mauricio Golfette, consultor do Sebrae-SP, recomenda fazer planejamento de ao menos seis meses antes de iniciar as vendas externas.

Além disso, os custos são elevados. "Um departamento de exportação para uma pequena empresa custa, no mínimo, R$ 300 mil por ano, sem contar os gastos com viagens", afirma Roberto Ticoulat, presidente do Ceciex (Conselho das Empresas Comerciais Exportadoras e Importadoras).

Para o desenvolvimento de produtos e diagnósticos do mercado, os consultores recomendam buscar o auxílio de entidades como a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O Sebrae também oferece ferramentas de diagnóstico da empresa e prospecção do mercado externo.

SERVIÇO ESPECIALIZADO

De acordo com Ticoulat, empresas especializadas em exportação podem ser outra alternativa.

Elas ajudam no cumprimento de obrigações burocráticas e comercialização dos produtos no exterior.

Em contrapartida, cobram taxas que, em geral, são em torno de 5% das vendas, reduzindo os ganhos para o exportador, segundo informa o especialista.


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