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Negócio chega a movimentar R$ 500 milhões ao ano

DE SÃO PAULO

As transmissões de TV aberta via satélite por empresas sem emissoras são um negócio rentável, sobretudo para as produtoras de vídeo especializadas no agronegócio.

Estima-se que, juntas, elas faturem R$ 500 milhões ao ano, quase 4% da receita das Organizações Globo (incluindo a TV Globo) em 2012. No período, a receita líquida do SBT foi de R$ 870 milhões.

Até o frigorífico JBS, da J&F, entrou no ramo. A Folha apurou que, em 2012, o grupo pagou R$ 100 milhões pelo Canal Rural à rede RBS. No momento da transação, o canal faturava R$ 50 milhões com a transmissão de eventos como leilões de gado.

Ainda segundo apurou a reportagem, a estratégia da JBS é firmar a marca e atrair clientes para o Banco Original, voltado a financiar o agronegócio. Procurado, o JBS não quis se pronunciar.

Seus concorrentes são o Terra Viva, da Rede Bandeirantes, e o Canal do Boi, líder de audiência que pertence ao SBA (Sistema Brasileiro do Agronegócio), dono ainda do ConexãoBR, do Novo Canal e do Agro Canal.

O grupo diz concentrar metade da receita do segmento.

O SBA não revela o faturamento, mas informa que, em média, os canais cobram R$ 45 mil por transmissão de leilão de gado. Anualmente, há cerca de 1.200 leilões.

Além disso, vende espaço publicitário. No início do ano, experimentou alugar a grade à programação da Igreja Internacional da Graça de Deus, do pastor R.R. Soares.

Segundo dados do Ministério das Comunicações e da Anatel, esses canais não têm outorga de rádio ou TV.

OUTRO LADO

Diferentemente do que diz a Abert, associação das emissoras de rádio e TV, os canais não consideram que façam radiodifusão via satélite.

"Radiodifusão é um serviço que exige outorga", disse Evandro Guimarães, ex-diretor da Globo hoje à frente do Terra Viva, no Grupo Bandeirantes. "A transmissão no satélite é de ponto a ponto. Isso não é radiodifusão."

Com ele concorda Edgar Diniz, fundador do TV Esporte Interativo. Destinado a transmitir jogos de futebol na internet, o canal passou à TV paga e achou no satélite sua via de expansão, chegando a 22 milhões de domicílios.

"Hoje, 40% da audiência vem do satélite", disse Diniz.

O sucesso do TV Esporte Interativo levou a americana Turner, dona do Cartoon, do TNT e da CNN, a pagar R$ 80 milhões por 20% do canal brasileiro --que também não tem outorga de radiodifusão.

Até o Corinthians mantinha a TV Corinthians com sinal aberto no satélite. Procurado, o time informou que o canal passa por reformulação e está com sinal fechado.

TVs corporativas de bancos, supermercados e escolas preparatórias também abrem a programação no satélite.

Ainda segundo o cadastro da Anatel e do ministério, nenhuma é radiodifusora.

A situação se repete com Polishop, Shoptime e Mil e Uma Noites, que vendem produtos pela TV, de toalhas de banho a joias.

Juntos, esses canais ocupam quase o mesmo espaço nos satélites da programação de canais educativos, como a TV Cultura e a TV E-Paraná.


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