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Preço do iPhone 'pop' volta a castigar Apple

Investidores questionam estratégia da empresa, e ações caem mais 5,4% no dia seguinte ao anúncio de novos smartphones

iPhone 5C é visto como aposta da Apple para ganhar emergentes, mas preço é considerado elevado

DO "FINANCIAL TIMES"

O alto preço do iPhone "popular", visto como a aposta da Apple para ganhar terreno em mercados emergentes, como a China, continua a desagradar aos investidores.

As ações da companhia caíram 5,44% ontem (já haviam perdido 2,28% na terça-feira, dia do anúncio das novas versões do smartphone, o iPhone 5C e o iPhone 5S).

"Os papéis jamais passaram por uma onda de vendas como essa no dia seguinte ao lançamento de um iPhone", disse Walt Piecyk, da BTIG Research.

"Mas isso tem mais a ver com a falta de confiança dos investidores na estratégia de preços de Tim Cook [presidente-executivo] do que com a qualidade dos celulares anunciados."

Steven Milunovich, do UBS, disse que a decisão da Apple de cobrar US$ 549 (R$ 1.257) pelo iPhone 5C nos Estados Unidos e o equivalente a US$ 733 na China (ambos os valores sem contrato) --apenas US$ 100 a menos do que o modelo top de linha, o iPhone 5S-- era "incompreensível" e poderia "prejudicar a capacidade da empresa de se manter competiti- va em áreas cruciais de crescimento no mercado de smartphones".

"A verdadeira questão é se a Apple planeja buscar espaço nesses mercados [emergentes] um dia ou quer continuar sendo apenas uma fabricante de celulares caros", disse Piecyk.

Os novos aparelhos chegam aos Estados Unidos e a mais oito países --incluindo a China-- no dia 20.

A assessoria da Apple não confirma quando os aparelhos devem estrear no Brasil, mas é provável que o país esteja em uma lista de outros cem mercados que terão os iPhones em dezembro.


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