Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Samuel Pessôa

Há escassez de médicos?

A taxa de ocupação é a maior entre todas as 48 profissões de nível superior; não há médicos sobrando

Desde que o Executivo federal baixou a medida provisória 621, de 8 de julho de 2013, a sociedade discute o programa Mais Médicos. Há visões as mais distintas, desde os que defendem o programa até os que são contra a contratação de médicos formados no exterior cujos diplomas não foram validados no Brasil.

A solução jurídica encontrada pelo governo é engenhosa. Os médicos formados no exterior, sem diplomas revalidados no país, e que somente poderão exercer a medicina no âmbito do programa, são juridicamente considerados como médicos intercambistas --isto é, uma espécie de bolsista.

É por esse motivo que o trabalho desses médicos não produz vínculo empregatício e que o ministério tem poder de escolher o local de trabalho dos profissionais.

Na lei, os médicos intercambistas são tratados como pesquisadores que recebem uma bolsa do governo brasileiro e que, além das atividades clínicas, terão algum envolvimento com pesquisa. Segundo o artigo 8º da MP, "o aperfeiçoamento dos médicos participantes ocorrerá mediante oferta de curso de especialização por instituição pública de educação superior e envolverá atividades de ensino, pesquisa e extensão, que terá componente assistencial mediante integração ensino-serviço".

É claro que o governo está interessado no "componente assistencial mediante integração ensino-serviço". A integração ensino-serviço abre a brecha para que os intercambistas cliniquem.

Evidentemente, impossível saber se o Judiciário permitirá tal arranjo. Somente o tempo dirá.

Do ponto de vista dos economistas, parece-me que há duas perguntas relevantes a que podemos responder. Primeiro, o Estado brasileiro gasta pouco em saúde ou não? Segundo, há evidência contundente de carência de profissionais de saúde?

É bastante difícil saber o que é muito ou pouco. Uma forma simples é comparar o gasto do Estado brasileiro com saúde como proporção do produto com o gasto de outras sociedades, controlando-se pelo PIB per capita. Isto é, o setor público brasileiro gasta mais ou menos do que economias com renda per capita próxima à nossa?

O Banco Mundial divulga dados de gastos públicos em saúde como proporção do PIB para uns 180 países. Divulga também o PIB per capita e a proporção de idosos na população total. Uma regressão simples dos gastos públicos em saúde como proporção do PIB em função das duas variáveis --renda per capita e proporção de idosos na população total-- sugere que nosso gasto é muito próximo da norma internacional. Para um gasto médio do setor público no período 2007-2011 de 3,84% do PIB, o ajuste da regressão sugere que teríamos de gastar 3,89% do PIB (o ajuste mostra o que seria de esperar do Brasil, quando se leva em conta a comparação com outros países, usando aquelas duas variáveis). Assim, não parece que gastamos pouco com saúde. Vamos à segunda pergunta.

Há escassez de médicos que justifique a facilitação de ingresso de profissionais formados e credenciados em outras sociedades, com o fim de atuarem em regiões carentes com baixa oferta de médicos?

Uma forma de responder a essa indagação é verificar se o salário médio de um médico é elevado. Preço elevado é o sinal mais claro da escassez de algum bem ou serviço.

Recente relatório do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) sugere que esse é o caso. Faltam médicos no Brasil. No artigo "Escolhas universitárias e performance trabalhista", assinado pelo presidente do Ipea, Marcelo Neri, e publicado no documento "Radar", número de 27 de julho de 2013, há um cuidadoso levantamento da remuneração das diversas profissões de nível superior.

A partir dos microdados do Censo demográfico de 2010, a tabela 1 da página 8 da referida publicação documenta que a renda mensal média de um médico no Brasil em 2010 foi de R$ 8.459, bem acima da segunda profissão mais bem paga, a de dentista, que foi de R$ 5.367. A diferença de renda entre a segunda melhor profissão de nível superior e a dos médicos é de 58%!

Outros indicadores também sugerem que não há médicos sobrando no país. A pesquisa mostra que a taxa de ocupação é a maior entre todas as 48 profissões de nível superior pesquisadas por Neri. Há, portanto, indicações contundentes de carência de oferta de médicos no Brasil.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página