Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Análise

Retorno de franquia pode demorar mais que o previsto

É preciso estar atento ao tempo que a implementação de um negócio exige

SAMY DANA ESPECIAL PARA A FOLHA

Não faltam opções para quem deseja abrir um novo negócio. Uma das alternativas são as franquias, vantajosas para os mais conservadores e avessos ao risco de se posicionarem no mercado com uma ideia inovadora.

Os benefícios são muitos: o empreendedor tem acesso à experiência prévia do franqueador, que oferece suporte para uma gestão mais eficiente, e à facilidade de utilizar uma marca já reconhecida no mercado.

Além disso, o franqueado conta com um plano de negócios bem definido e bastante preciso desde a abertura, já que a estrutura é oferecida para que o empreendimento seja um sucesso.

A tendência é imaginar a franquia como um investimento no qual se aplica um grande montante de dinheiro, mas que, em pouco tempo, torna-se rentável e lucrativo. A operação, porém, não é tão fácil quanto aparenta.

O primeiro entrave surge já na hora de determinar o local do estabelecimento. O novo dono pode até sugerir a região, mas quem decide o espaço exato é o franqueador.

O mesmo ocorre com o preço praticado nas vendas. Como a demanda pode variar de acordo com a localidade, a franquia pode gerar menos lucro do que o esperado, e o retorno pode demorar mais do que o previsto.

Não bastando a falta de liberdade, há ainda de se considerar que a franquia geralmente não é um investimento distante, que pode ser administrado por terceiros. Nesse caso, os rendimentos funcionam como um salário pago em troca de muito trabalho, e não como dividendos.

A rentabilidade pode ser realmente elevada, e a facilidade de aplicação é bastante sedutora. No entanto, é importante estar atento não somente aos custos financeiros, mas também à demanda de tempo que a implementação de um grande negócio exige.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página